Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O autodidata

Ator: Pensamento do Dia O AUTODIDATA Segundo o Wikipedia, o Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem. Eu pessoalmente sempre fui um Autodidata. Quando adolescente, meus pais não podiam me pagar um curso de inglês, e mais, eles não tinham formação cultural o suficiente para que pudessem passar horas conversando comigo sobre vários itens, como cinema e literatura. Porém, mesmo assim, sempre me motivaram a estudar sozinho, pois diziam o tempo todo que "Só se dá bem na vida aquele que estuda bastante". E para mim, o sinônimo de estudar bastante sempre foi "ter o diferencial". Sempre fui muito focado nas cosias que eu queria pra vida, e isso desde muito cedo. Planejamento é fundamental, para que nossas idéias e desejos não se espalhem aleatoriamente e acabem se pulverizando no meio de tanto sonho não realizado. Hoje em dia, definitivamente, não existe desculpa para que alguém não queira ser uma pessoa mais culta ou mais informada. A internet está aí, para trazer informações pra quem quiser. É só saber fazer bom uso dela. Não tem mais desculpa que não tem dinheiro, não tem tempo, não tem a informação disponível. Aprende-se vários cursos gratuitamente, inclusive aulas de idiomas. Podemos assistir a filmes clássicos, e estudá-los. Ler livros inteiros. Roteiros de cinema. Peças de teatro. O que não se aprende e não se consegue fácil, é a Motivação. Essa sim, tem que ser conquistada. e com muito sacrifício e disposição. Se você não tem ninguém que o motive para algo, que o cutuque nas costas e diga "Vamos nessa, vá em frente", você precisa buscar esse alguém em você. Pense e reflita que o tempo passa, que as oportunidades escasseiam, que mais gente muito mais bem preparada vai entrando no mercado de trabalho, independente da profissão. e porquê você vai ficando para trás? Não queira ser o Melhor, mas queira estar entre os Melhores. Sem sacrifícios isso jamais acontecerá. Faça uma lista com os objetivos que você quer na vida. Daí, pense de que forma você deverá chegar a esses objetivos. Organize por prioridades. e vá fazendo, uma de casa vez. Uma coisa vai levando a outra. O que eu devo cortar, e o que eu devo incluir? O que falta em mim para que eu seja alguém melhor? Uma vez começada a motivação, mantenha-a firme e forte dentro de você. Você sempre será tentado a desistir. Mas se você for focado, se traçou sua lista de metas, você continuará. #arraZa

Nenhum comentário:

Postar um comentário