Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2016

A caracterizacao do Personagem

A CARACTERIZAÇÃO DO PERSONAGEM Para muitos Atores, o Personagem chega por inteiro quando se entende como é a aparência dele. Como se veste, como se maquia, como se penteia, qual o sapato que ele irá usar, se usa esmalte na unha e qual a cor, se usa peruca, se é careca, se usa aparelho nos dentes, se usa lentes de contato, até mesmo se usa perfume ou não. Ao ler um roteiro pela primeira vez, antes mesmo de discutir com o Diretor como será a aparência do personagem, o Ator obviamente já vai idealizando como ele deseja ser. Pega referências em filmes, revistas, comerciais, video clips, biografias. Mas muitas vezes, esse desenho do Personagem "choca" com o pensamento do Diretor, e aí já começa um primeiro conflito criativo. O Ator pensa "Poxa, mas eu queria muito usar esse tipo de roupa", ou "queria muito ter essa cor de esmalte", e o Diretor retruca na maioria das vezes "Não foi assim que eu idealizei", "Ela é justamente o oposto disso". É muito bom quando existe esse momento de pensamento sobre a caracterização do Personagem. Na tv e no Cinema, acontece durante a fase de preparação do projeto, durante a prova de maquiagem e figurino. É ali que o Personagem toma forma. Até então era só discussão intelectual. Quantas vezes presenciei discussão entre Ator e Diretor, entre Ator e Maquiador, Ator e figurinista? Nenhum dos dois chegavam a um acordo e ao final, ficava clara a insatisfação do Ator com o visual que lhe foi imposto. Isso é péssimo, como um Ator pode personificar alguém que ele mesmo não acredita? Quando o Ator tem muita objetividade e certeza do que ele gostaria de aparentar, precisa convencer o Diretor. Eu, como Diretor, claro, tenho minhas idéias pré-concebidas, porém, eu tenho que afirmar que eu AMO ser surpreendido positivamente por um Ator que venha com uma idéia melhor do que a minha. Muitas vezes abri mão de um pensamento porquê o Ator me deu uma visão superior a que eu tinha. E isso me faz ficar muito feliz. Mais do que nunca, me faz convencer da comunhão de bens que é esse trabalho que une o talento de um Diretor ao talento de um Ator. Aí se dá o primeiro passo a um excelente trabalho, onde ambos se comunicam e se entendem. O oposto, aí sim, podem esperar uma relação tempestuosa. #ARRAZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário