O pensamento sobre a arte de Atuar. Sou Cineasta, Assistente de Direção, Preparador de atores. Amo vê-los atuarem, se entregando, se jogando em seus personagens. Parabéns a todos os atores do Mundo. O que seria dos Cineastas sem vocês.
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segunda-feira, 8 de setembro de 2014
O CORPO NO TEATRO E O CORPO NO CINEMA E TV
Ator: Pensamento do Dia
O CORPO NO TEATRO E O CORPO NO CINEMA E TV
Observar é das coisas que mais adoro fazer na vida. Não chega a ser voyeurismo. É simplesmente o ato de caminhar na rua e observar as pessoas, a paisagem. Gosto de estar dentro do metrô, do ônibus e observar as pessoas e os seus atos. Nas aulas que dou, também gosto de olhar o comportamento dos alunos. Como reagem ao que falo, como se mostram para mim nos exercícios, como os seus corpos se movimentam e se manifestam de acordo com as cenas propostas.
De tanto observar, percebo quando o corpo fala a verdade e quando ele quer interpretar pra gente.
Da mesma forma que o mau Ator quer interpretar mecanicamente, sem trazer verdade aos sentimentos, falando apenas da boca pra fora suas falas decoradas, o corpo mau trabalhado também prejudica uma boa performance.
Cansei de ouvir Diretores, produtores de elenco em testes de elenco comentando entre si: " Esse Ator nem sabe aonde colocar as mãos", ou "Ele tá tão nervoso que colocou as mãos dentro dos bolsos", ou "O corpo dele está travado", ou " O corpo dele está teatral demais, não está espontâneo".
Parece simples, mas muitos atores realmente não sabem aonde botar as mãos em cena! E isso fica evidente, pois as mãos "sobram" na cena. É muito louco isso. E mais: aqui no Brasil, existe uma tendência de se gesticular muito, de interpretar usando as mãos. Não façam isso, porquê os Diretores odeiam isso. Eu sei que gesticular é cultural e aqui no Brasil muita gente faz uso disso. Mas reparem nos filmes americanos, europeus, e percebam a diferença. A interpretação está no olhar.
Os pés a mesma coisa: quando o ator está sentado, observo que a maioria bate os pés no chão, e isso para quem vê demonstra ansiedade ou nervosismo. É feio, evitem também.
O Corpo em cena, de uma forma geral, salvo situações de cenas intensas, precisa estar relaxado. Quando dou aulas, alguns alunos trazem para a cena o corpo do teatro: duro, articulado, ombros retesados, como se fossem bonequinhos do playmobil. Existem aquelas marcações de cena onde o ator gira, se vira para o palco. Gente, esqueçam tudo isso. Se certifiquem que quando estiverem fazendo Cinema ou Tv, o Ator do Teatro ficou do lado de fora. É uma outra vibe, outra interpretação, outra forma de falar, de usar o corpo, de trabalhar a intensidade de vez e músculos do rosto.
A maioria dos cursos de formação profissional aqui no Brasil, as faculdades de interpretação, são voltados para o teatro. E eles não focam em interpretação para câmera e tv. Geralmente são cadeiras livres ou eletivas, e é importante que o Ator se matricule e entenda que é um outro Universo. O Trabalho do Ator com a câmera é fundamental. Existem vários cursos voltados para esse registro.
O mais importante é depois desses cursos, o Ator formar um pequeno grupo de estudo e exercitar bastante.
# arraZa
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