O pensamento sobre a arte de Atuar. Sou Cineasta, Assistente de Direção, Preparador de atores. Amo vê-los atuarem, se entregando, se jogando em seus personagens. Parabéns a todos os atores do Mundo. O que seria dos Cineastas sem vocês.
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quinta-feira, 4 de setembro de 2014
A investigação da Personagem
Ator: Pensamento do Dia
A investigação da Personagem
Alguns atores me procuram para ajudá-los a trabalhar uma cena ou para teste de publicidade ou para algum filme. A reclamação geral é de que eles não possuem informação suficiente para trabalhar a cena, uma vez que é dada uma única cena e mais nada de dados. Como assistente de direção, eu enviava aos atores ou ao produtor de elenco a cena que o Diretor havia escolhido para o teste.
Normalmente, o Diretor escolhe uma cena que mostre a transição emotiva do personagem. É ali que ele vai avaliar se o Ator sabe compôr emoção ou não. O Diretor jamais escolherá uma cena trivial, feijão com arroz, para que o Ator faça teste. Essa cena não avalia nada. O Diretor quer ver se o Ator entendeu o Personagem e a cena. Na maioria das vezes nenhuma referência é dada, justamente para que o Ator traga contribuição. Já testemunhei casos de atores que trouxeram idéias pro Personagem e pra cena, mas não passaram no teste. Porém o Diretor gostou tanto das idéias que acabou colocando no filme. Claro que sem agradecer ao autor das idéias. Um "roubo" da criatividade alheia.
O que eu trabalho com os meus alunos é a investigação da Personagem. Mesmo que em apenas uma cena, sem nenhuma referência.
Com a cena em mãos, instigo o Ator a buscar a história do Personagem e a sua motivação nessa cena. Mesmo que seja 100% fora do contexto original, mas é importante que o Ator estenda a vida emotiva do personagem. Por mais que o resultado dessa investigação não seja usada na cena, tenho certeza que o Ator se sentirá muito mais bem preparado, e trará a alma da Personagem requerida pelo Diretor.
Como já disse anteriormente, hoje em dia, muitos Diretores dão preferência ao Ator que traga a energia do Personagem, do que uma excelente atuação. É mais fácil trabalhar um Ator que entendeu quem é o Personagem e posteriormente seja trabalhado, do que um Ator que não o entendeu. Se o Ator deu um tom errado numa fala, uma intenção errada, já está fora. Os diretores nem pensam duas vezes. Já falam: "Ih, esse entendeu errado".
Peço para os Alunos fazerem uma lista de pelo menos 10 perguntas para o Personagem, e o Ator deve respondê-las falando pelo Personagem, e não como o Ator. Trabalho também a cena, de forma ao Ator entender o que a cena significa, e qual a relação da Personagem com o contexto da cena, pois somente assim ele virá com a motivação e com a energia certa para ser trabalhada.
Uma coisa é entender a cena, outra coisa é racionalizar e intelectualizar demais. O que faço é apenas motivar o Ator a buscar elementos para ele trabalhar, e não teorizar muito, pois isso acaba engessando o Ator e bloqueando seu improviso.
Façam essa experiência e digam se não foi mais instigante o trabalho.
# arraZa
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