Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Saiba mais do projeto antes de aceitá-lo

Eu divido minha carreira em 2 fases: Antes dos 40 anos de idade, e depois. Comecei a trabalhar com Cinema aos 26 anos de idade. Meu primeiro trabalho foi como estagiário do filme "O que é isso, companheiro?". De lá pra cá, trabalhei em mais de 60 longas, uma novela, vários seriados de tv, comerciais, etc. Quando vc está começando a carreira, você quer mais e mais. Está muito ansioso, fica com medo de achar que nunca mais irão te chamar para trabalhar. Afinal, você é um free lancer, a pior de todas as configurações de trabalho. Sem nada fixo, sem 13o, sem porra nenhuma. Acabou o trabalho, você está desempregado. Como algumas pessoas dizem, "Free lancer não fica desempregado, tira férias." Mas aí você percebe que você deve ser um bom profissional, porquê as pessoas vão te chamando, os trabalhos vão surgindo e aí, você já está inserido no mercado de trabalho. Já fiz trabalhos ótimos. Desafiadores, que me testaram como profissional. Outros, no entanto, eram somente para pagar as contas. O que isso quer dizer? Parece óbvio, não? Já aceitei projetos sem ter lido o roteiro. E depois, ja contratado, lendo o roteiro, pensei: "Caraleo, fudeu!". Nem todo o trabalho que você fizer, vai trazer algo surpreendente para você. Não te desafiará. Será algo rotineiro, que lhe fará pensar várias vezes antes de aceitar. Mas esse pensamento, só tive depois dos 40 anos. É quando me veio a fase do conflito profissional. Eu quero mais! Quero algo que me desafie não no sentido de ser um filme onde hajam explosões, tiroteios, milhões de efeitos, não, nada disso. Quero algo que me force a pesquisar, a descobrir, a encontrar elementos que até então, eu não havia acessado. Para o Ator que está começando, eu diria também: "Aceite tudo o que pintar para você". Mas aí existe uma diferença. Eu trabalho atrás das câmeras. O ator trabalha na frente. Ou seja, tudo o que ele fizer, será filmado e posteriormente arquivado. Como a gente brinca, "Sua imagem está imortalizada". Quando o Canal Brasil estreou na Tv a cabo, foi o terror dos atores Globais. Todos ficaram apavorados em ver ali, na tela da tv, disponível para quem quisesse assistir, filmes que eles trabalharam nos anos 70 e 80 e que renderam a comida do dia a dia nessa árdua profissão que é ser ator. Tony Ramos, Ney Latorraca, Carla Camurati, Cristiane Torloni, Maitê Proença, enfim, muita gente famosa hoje já fizeram cenas que provavelmente, se envergonham de terem feito. O Ator precisa entender que, quando aceita participar de um projeto, aquilo será para sempre. Não há como esconder. Então entenda porquê está participando dele. Pagar as contas? Vaidade? Currículo? O projeto lhe interessa? Ansiedade para trabalhar, daí aceita participar de qualquer coisa? Provar a você e aos outros que você sabe atuar? Mas como você, principalmente o ator estreante, vai ficar questionando tanto assim o projeto? Provavelmente o Diretor e o Produtor vão mandar você se F..e irão procurar outro ator. Mas mesmo estreante, você pode fazer uma pesquisa e saber mais sobre o Diretor, saber quem são os atores e profissionais envolvidos. Lendo o roteiro alguma cena te pareceu ousada demais? Seja sincero e pergunte ao Diretor como ele irá filmar aquilo. Mas tenha certeza que, se algo lhe incomoda, e esse incomodo resiste em ir embora, é porquê talvez esse projeto não seja para você. Melhor pensar numa outra forma de pagar as contas do que se envolver em algo que você irá se arrepender depois. ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário