Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ser multi tarefas não é para todos

Todo mundo conhece ou já ouviu falar de um Profissional que é muito talentoso e que acumula muitas funções. Existe aquele Cineasta que também é produtor, Ator, roteirista, editor e produtor musical. E executa todas essas funções muito bem. Existe aquele Ator que Atua, escreve, dirige, canta e dança muito bem. Mas para os que desejam se dividir em tantas funções, um recado: Ser multi-tarefas não é para qualquer um. São muito poucas as pessoas que têm talento para tantas atividades. Para os iniciantes, eu sempre sugiro que foquem em uma atividade. Na minha Oficina de assistente de direção, vez ou outra esbarro em um aluno que diz que quer fazer Oficina de produção, de edição, de fotografia, de roteiro. Eu elogio e acho incrível quem queira aprender tanto, e acho isso essencial, você conhecer as outras áreas. Mas isso não quer dizer que você deve trabalhar em todas essas funções. No mercado de trabalho, as oportunidades surgem poucas vezes na nossa vida. Portanto, se você tem certeza de que quer ser aquilo, foque. Se você está em dúvida do que quer, não adianta ficar pulando de galho em galho em cada projeto que voc6e trabalha. Conheci umas pessoas que num filme eram assistentes de direção, no outro eram editores, depois assistentes de produção, depois roteiristas. Uma bagunça. Ficaram muito tempo sem trabalhar, claro. Porquê a pessoa que irá te contratar não sabe como te chamar. Primeiro, porquê ela desconhece todas essas suas atividades. Depois, porquê na cabeça das pessoas, ninguém pode ser tão incrível assim que faça tudo muito bem. E por último, vai passar na cabeça das pessoas de que você é inseguro e está em dúvida do que você quer na sua vida. Sugiro aos que estão questionando o que querem fazer, que observem o Set de filmagem com atenção. Observem o trabalho dos profissionais, a sua rotina, a sua postura, as suas tarefas. É isso mesmo que eu quero fazer? Eu me vejo nessa função? Serei capaz de saber me comunicar com as pessoas? Com os atores? Com a equipe? Pois existem funções onde você precisa ter uma comunicação maior com as pessoas. E outras funções aonde o trabalho é mais solitário. Aonde me encaixo? Somente queira ampliar os seus horizontes quando você já se sentir desgastado em uma função. Sentir que a rotina lhe trouxe frustração. Que a sua criatividade e talento estão sendo disperdiçados. Ou que você não tem absolutamente nada a ver com aquilo que você está fazendo. Mas você precisa ter certeza disso. Porquê uma nova função requer estudo, dedicação e mais, esforço para que as pessoas entendam que você também é bom naquilo. Aí sim, você terá motivos o suficiente para descobrir outras funções. ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário