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quinta-feira, 31 de julho de 2014

A marca do ator em cena

Trabalhei em um filme onde o Diretor e o fotógrafo marcaram um plano-sequência todo na grua. Era um movimento sem dúvida alguma criativo, belo, revelador. Pois através dessa movimentação da grua, revelaríamos o personagem e a cidade onde ele habita. Era a apresentação de ambos para o espectador. O plano começava no personagem dentro de seu quarto, digitando no computador. Daí ele saía do quarto, entrava na varanda externa, a câmera subia pelo teto da casa, relevava a cidade e aí pegava o personagem avançando para a rua. Era tudo muito detalhado. Muita figuração, veículos de cena. A marca tinha que ser precisa no seu tempo certo, toda a movimentação de cena ficavam em torno do operador da grua e do ator. Para o Ator, não havia trabalho de emoção de personagem. Era basicamente uma marcação técnica. Ele apenas levava a câmera. No entanto, o Diretor e o fotógrafo deixaram o Ator muito tenso. Ambos falaram em tom ameaçador por várias vezes, de que o sucesso do plano dependia única e exclusivamente do Ator acertar suas marcas. Se ele errasse, teriam que fazer tudo de novo, perder um tempão voltando figuração e veículos para sua marca inicial, que era um plano complexo, etc e tal. Não teve jeito: o ator logo de cara errou, e daí não parou mais de errar. E a cada take não realizado, o Diretor dava bronca no Ator que ficava mais e mais tenso. Foram umas 20 tentativas, até que o Diretor e o fotógrafo resolveram que um dos takes seria possível de utilizar, fazendo uns ajustes de pós-produção. O Ator saiu do Set arrasado e emocionalmente destruido. Casos assim são muito comuns num set de filmagem. Atores que não conseguem acertar marca e fazem com que o Diretor e o Fotógrafo tenham que fazer ajustes em seus planos para que o Ator possa acertar. Perguntei para vários atores se nos cursos de interpretação os professores ensinavam a como acertar as marcas de cena de forma intuitiva, sem transparecer que o Ator está buscando a sua marca. Muitos disseram que jamais tiveram essa aula. Os poucos que tiveram, não exercitaram o suficiente para entenderem a organicidade da ação. Afinal, para que serve uma marca? No cinema, o Diretor ensaia com os seus atores dentro de um espaço geográfico ( Locação, cenário). Em função do que foi ensaiado, o Diretor faz movimentação com os Atores para que a cena fique orgânica. O Ator em determinada fala se senta, em determinada fala se levanta e se serve de um cafezinho na mesa de café, vai até a janela desabafar vai até ao telefone, se aproxima do outro ator, enfim, mil possibilidades de acordo com o texto. Uma vez estabelecidas essas ações ( ao qual chamaremos de "marcas"), o Fotografo e o Operador de câmera estarão aptos a, tecnicamente, executar o desejo do Diretor da forma mais cinematográfica possível, em relação a luz e enquadramento. O Fotografo faz ajustes de luz em casa marca que o ATor vai fazer uma ação. O Foquista fará o foco para cada movimentação do ator, para que ele fique sempre em foco. O operador de câmera guiará sua câmera em função do que o Ator fizer. Por isso, essas marcas deverão ser precisar e respeitadas pelo Ator. Caso contrário, todos esses ajustes técnicos não funcionarão. Cabe ao Diretor, Fotógrafo, operador de câmera, foquista ou ao assistente de direção a incumbência de passar para o Ator as suas marcas de cena. Essas marcas muitas vezes são visiveis: um risco de giz, uma almofadinha colorida em formato de minhoca, fitas crepes, uma pedrinha, uma folha de árvore, etc. Essa marca visível é útil para o Ator e para o foquista, que se guiarão por elas. Mas, dependendo do enquadramento, essa marca às vezes terá que sair, e aí, o Ator deverá se guiar intuitivamente, sendo decorado as suas movimentações. Um Ator experiente passa uma vez com marca visível e daí já diz que podem retirar essa marca que ele acertará sua movimentação. Aos atores menos experientes, muitas vezes toda essa ação o deixará muito tenso. Um Ator jamais deverá se deixar intimidar por marcas, pois isso o deixará tenso e confuso na hora de atuar. O seu pensamento será desvirtuado da emoção da cena para uma ação que não tem nada a ver com a sua energia cênica. Outro lance importante é o Ator saber "acertar" a marca mas sem vê-la fisicamente. Isso o Ator aprende através de muita prática. É aquele olhar totalmente intuitivo. Muitas vezes pelo monitor fica evidente que o Ator olhou para a marca e parou ali. Isso não pode acontecer. Treine bastante em casa essa parada em marca. Faça marcas no chão com giz, invente uma movimentação em cena e vai treinando essas paradas sem olhar para o chão. Isso é um exercício fundamental que todo Ator tem que praticar. ARRASA!!!

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