Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de março de 2014

A direção do olhar

Nada pior para um Ator com pouca experiência com câmera de filmagem do que o Diretor ou o Fotógrafo pedirem para ele que, ao invés de olhar diretamente para o outro Ator com quem contracenam, olhar para um ponto ou na câmera ou fora do quadro. Ou seja, esse Ator perde a referência do olhar do Ator com quem divide a cena. O Outro Ator até dá o texto para ajudá-lo, mas o olhar será falseado. Tem horas que marcamos com fita colorida num canto ao lado da lente, ou no parassol. Às vezes marcamos um ponto com fita na parede, ou num tripé, ou que o Ator olhe pro foquista ou até para a barriga do microfonista. Maluquice? Essa é a pura verdade. Isso acontece porquê ou não existe espaço físico para o outro Ator se posicionar ( muitas vezes só há espaço pra câmera e pro operador). Outras vezes, o olhar direto pro outro Ator precisa ser falseado, pois o olhar do Ator filmado não foca bonito, ou não vemos seus dois olhos, apenas um. São muitas as razões técnicas pelos quais um Ator precisa falsear seu olhar. Pior do que isso, é quando o outro Ator não está presente para dar o texto. Geralmente, isso acontece quando você escala atores que estão em novela, teatro, e precisam sair em determinado horário do dia. O Assistente de direção combina com o Diretor de filmar o Ator que irá embora cedo antes, daí quando fizermos o contra-plano, geralmente o próprio assistente de direção dá o texto do Ator liberado. Nessas horas, o Ator que permaneceu precisa abstrair que o assistente de direção não é ator e não lhe dará o tom do outro personagem com as intenções, e sim, fará a leitura livre. O Ator, quando em processo de aprendizado, precisa aprender a abstrair e a anular o outro quando necessário, mantendo a energia de quem divide a cena com alguém no mesmo nível. Parece complicado, mas isso realmente é aprendizado, pois somente assim ele fará sem parecer estar mecânico. Como eu sempre falo, o Ator precisa saber escutar, além de dar suas falas. E escutar alguém que dará as falas sem ser ator, é um exercício de abstração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário