Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A escolha do Diretor

Existem Atores e Atores. Assim como existem várias as alas das baianas. Na hierarquia que o Cinema e a Tv impõem à Equipe de filmagem, todos devem respeitar quem está acima dele. E somente assim a máquina funcionará. Porquê você vai ver, num set de filmagem, chega uma hora que todo mundo quer dar palpite. O Diretor, obviamente. Mas além dele, o Ator Estrela quer dar palpite. O Fotógrafo quer dar palpite. O Operador de câmera. O Assistente de direção. O Diretor de arte. A figurinista. O Platô. Gente, até mesmo o Ator que entra para dar um "Bom dia"e sai de cena quer dar sua opinião. E aí que o bicho pega. No 1o filme que eu trabalhei na vida, em 1996, eu fui estagiário de Direção. O Filme era "O que é isso, companheiro?". Em uma reunião de análise técnica, onde estavam todos os chefes de departamento, estava eu ali, num canto, apenas escutando e anotando o que era dito. Em determinado momento, a reunião chegou em um impasse criativo, todos querendo sugerir algo para solucionar um problema. Quando percebi que estavam praticamente sem solução, resolvi eu, ali, no meio do nada, dar a minha opinião. Na mesma hora, percebi que eu estava errado na minha atitude. O 1o assistente de direção me olhou feio e me puxou em um canto e disse: "Quando você fizer o seu filme, você faça o que você quiser. No filme dos outros, se limite a falar quando fôr questionado". Nunca mais repeti esse erro. Entendi na mesma hora que as coisas somente funcionam na hierarquia. Porquê eu, que estava trabalhando ali em troca de um prato de comida, me achava no direito de saber mais do que profissionais que ganhavam uma fortuna? E mais, eu jamais deveria ter passado por cima do meu superior. O certo seria puxar ele num canto, dar minha opinião e aí sim, ver o que ele achava. Porquê eu, de certa forma, tirei a sua autoridade perante os outros. Eu, um estagiário, dando a opinião no lugar do meu chefe. Na relação Ator e Diretor, essa química também deve ser respeitada e a etiqueta profissional preservada. Durante uma filmagem de um longa de comédia, uma atriz toda hora que era marca pelo Diretor, questionava na frente de todo mundo a opção dele de enquadramento e marca de cena. Era na época uma das atrizes mais prestigiadas e celebradas do Cinema e da tv, uma estrela. Dava seu comentário sem o menor pudor. Até que o Diretor, já sem paciência, pegou no microfone e na frente de todo mundo bradou: "Olha aqui, você faça o que estou lhe pedindo. Quem manda nessa pôrra aqui sou eu, o Diretor aqui sou Eu." Na minha opinião ambos estão errados. Obviamente que o Diretor quis explicitar para equipe e elenco a sua autoridade mor no Set. Mas o constrangimento é um ato que, sempre que possível, deve ser evitado no Set. O que deveria ter sido feito: Puxar a pessoa num canto e confidenciar apenas para ela o que está se passando. Peça um minuto para o Diretor, e chame ele para um lugar longe da equipe e dos outros atores e diga a sua insatisfação para ele. Mas atenção, a pergunta tem que ser muito pertinente. Já vi Ator segredando para Diretor que o Ator em cena tem mau hálito e que ele não queria beijar. Bobagens como essa podem ser resolvidas com o Assistente de direção e um bom chiclete. O Diretor já tem problemas demais para resolver. Ao Ator que está começando ou que teve a oportunidade de fazer um projeto através de indicações, ou até mesmo aquele que é experiente mas cujo papel é meramente burocrático ou pequeno, sugiro que evite de fazer reclamações ao Diretor, salvo alguma situação esdrúxula. Você vai evitar que o Diretor comente com quem está do lado dele no monitor que nunca mais chamará um Ator mala como você para trabalhar com ele nos próximos projetos. Tenho observado também que Atores que costumam interferir muito na escolha cênica do Diretor, desejam de verdade dirigir um projeto próprio. A inquietação, a insatisfação, geralmente é algum tipo de vontade de querer dar voz d comando na criatividade. Está para surgir um Diretor novo no Mercado. E 99 % das vezes, é isso mesmo. Inclusive esse caso da atriz acima, descobri que ela quer dirigir. Boa sorte para ela e assuma com propriedade essa nova função. E que ela torça não se deparar com Atores que questionem o tempo todo a sua escolha.. ARRASA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário