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terça-feira, 10 de junho de 2014

A primeira vez- Crônicas de um Set

Você passou 4 anos fazendo uma Faculdade de interpretação. Fez inúmeros workshops. Cursos de interpretação voltado para a câmera. Participou de curtas de estudantes universitários. Fez até figuração para ver como funciona um Set de filmagem. Daí um dia alguém te convida para participar de uma cena em uma novela ou em um filme profissional. Você ou foi visto no curta da faculdade e alguém gostou de sua performance, ou te indicaram direto porquê acharam você a cara do personagem. Ou porquê simplesmente você era amigo de alguém da Equipe ou do Elenco e te chamaram direto. Você exulta, fica feliz, dá a boa notícia para todo mundo. E vai esperando o dia da filmagem/gravação chegar. Você vai ficando tenso. Pede para algum amigo te ajudar a bater o texto ( Mesmo que só tenha 2 falas, mas você quer bater o texto). Fica tão tenso que resolve contratar aquele coach que está na moda. Na véspera de filmagem você nem dorme direito. Ninguém te ligou para dar o horário da filmagem do dia seguinte. Você pira, acha que desistiram de você. Aí o telefone liga tarde da noite. O Assistente de Direção ou de produção te perguntam se você tem como ir por conta própria porquê não tem carro pra te pegar. Você diz que não tem. Daí te sugerem você pegar um táxi e te reembolsam quando chegar no set. Mas atenção: Não esquecer de pegar o recibo do táxi. Se for em televisão, você terá que se virar sozinho pra chegar lá, e ninguém te reembolsa nada. Aí finalmente chega o dia da filmagem. Você não quer pagar mico de chegar atrasado, pois um de seus professores disse que pontualidade é fundamental. Você resolve sair 2 horas antes de sua casa. Só que não esperava que o trânsito aquele dia você estar uma merda. Fica tenso. Muito tenso. O tempo vai passando. O celular toca, o Assistente de direção/produção perguntam aonde você está. Você mente e diz que em meia hora está chegando. Mas está a pelo menos 1 hora de distância ainda. Telefone toca, e toca, e toca, e cada vez o Assistente vai ficando mais furioso, e te deixando mais tenso. "Está quase na hora de sua cena, faltam 2 cenas antes da sua!". Nessa hora você quer morrer. Pensa que sua carreira irá pro caralho, que nunca mais irão te chamar. Porquê o seu professor lhe disse que quem atrasa entra em lista negra. Mas os Deuses do Cinema/Tv estão do seu lado e você chega a tempo: esbaforido, suado, mas muito nervoso. Ninguém conhece você. Você chega no set, é um corre corre fudido. Ninguém olha pra sua cara. Estão todos tensos querendo fazer o Set acontecer. Você fica meio sem graça de chamar alguém, pois estão todos ocupados. Daí você vê aquela pessoa do Set que parece não estar fazendo nada. Chega até ele e pergunta: "Por favor, onde posso encontrar o fulano?". A pessoa pede para você esperar um minuto, e chama pelo rádio: "Fulano, tem alguém aqui na boca do set te procurando". Passa um tempo, vem alguém correndo em sua direção: "Porra, ainda bem. Já íamos fazer a cena sem você. O Diretor ia mudar a cena!".Você ouve aquilo querendo morrer. O Assistente faz você correr até o camarim. Você chega lá, tá lotado de gente. Tem maquiadores, cabeleireiros, figurinista, camareiros, outros atores, assistente de direção, uma zona total. Todo mundo correndo de um lado pro outro. Todos falando alto. Você achava que camarim era silencioso e se enganou: não tem como se concentrar e passar texto ali. O Assistente te apresenta pra equipe. "Qual o seu personagem", te perguntam. "Ah, meu personagem é o homem que entra em cena e entrega um recado para o Protagonista.". Daí te falam, "Ah, seu personagem então é o Homem do recado". Te vestem, te maquiam, tiram o brilho do suor, escondem sua espinha. Daí o maquiador fala: "Vem cá, não dormiu direito ontem não? Tá difíicil de tirar essa sua olheira". E você vai ficar assim mesmo, com olheira nos olhos. Tudo aquilo que você vivenciou no curta da galera da faculdade, você vai começando a comparar com o Set que está agora. "Gente, mas é muito diferente". No meio dessa confusão toda, o Assistente trará um contrato para você assinar, afinal se você gravar sem assinar, quem te impedirá de você processar a empresa e ganhar uma grana boa, não é mesmo? Por isso ninguém dá mole. Você vê aquela camareira carregando um peso enorme, você se levanta para querer ajudá-la ( lembrou que no curta te disseram que todo mundo se ajuda) e daí você leva um fora: "Olha o Sindicato!". E daí você entende que no Mercado profissional, cada um faz o seu. Por isso as pessoas são contratadas. O tempo passa, e você percebeu que o Assistente de direção/Produção te enganou. Afinal, se estavam quase prontos pra sua cena, porquê já se passaram quase 2 horas e ninguém te chamou ainda pra gravar? Daí você lembra que o Professor te disse ( qual deles mesmo?) que enquanto estiver esperando, vai repassando suas falas, decora, de frente pra trás, de trás pra frente. E você vai repassando muitas, muitas vezes, para não correr o risco de pagar mico na hora. Daí o Assistente de direção/produção finalmente te chama. "Vamos, é sua vez". Você está com o coração na boca, literalmente. Vai caminhando pelos corredores, suando frio. Por fora, sorrindo para todos. Por dentro, quase tendo um treco de tão nervoso que você está. E ai você chega no Set. Está todo mundo já a postos. Luz pronta, câmera na posição. O assistente te apresenta pro Diretor, que mal olha pra você e pergunta de imediato: "Decorou sua fala? Ótimo, sua marca é essa. Você entra em cena no momento que o protagonista disser a fala tal. Chega, dá a fala e vai embora.Entendido?" "Você esta tão tenso com aquilo tudo, que só consegue dizer 'Sim". Estão todos aguardando o protagonista chegar. Sim, você que faz a participação obviamente vai chegar antes do protagonista no set. A equipe está relaxada, aguardando ele chegar. Quando ele chega é aquele furor. Todo mundo se posiciona. O Diretor chega pro Ator e faz a mesma coisa que você: passa as marcas para ele. Te apresentam pro Ator, dizendo que você é o cara que vai chegar em cena e dar o recado. Você acha que está louco, mas pareceu aos seus olhos que o Ator nem olhou direito para você. Mas deve ter sido impressão, ninguém é assim com o colega de cena, Afinal, seu professor disse que todo Ator compartilha o olhar com o colega de cena. Para sua surpresa, o Diretor pergunta pro Ator: "Você quer rodar direto E o Ator diz "Sim, vamos rodar direto". Essa é a hora que você literalmente, vai morrer. Que acha que nunca mais te chamarão para trabalhar. Que vai pagar mico. Porquê sempre te disseram que rola pelo menos um ensaio. Sempre te disseram que o Diretor vai te explicar direitinho a cena, o seu personagem, a sua motivação. Que vai haver uma interação entre colegas de cena. Que irão dar uma passada pra equipe de câmera e fotógrafo. E quem sabe, irão querer improvisar? Você passou anos estudando Stanislawsky, Tchekcov, estudou vários métodos, improvisos, Etc etc etc..mas agora, nesse momento, sua cabeça pirou, e você nem sabe o que fazer com tudo isso. "Meu Deus, e agora? Nunca me ensinaram a fazer uma cena de participação. Sempre busquei tudo no Personagem, e agora, sou obrigado a esvaziar tudo". Daí, graças a Deus você é uma pessoa esperta, você rapidinho vai entender que tem horas que a participação é apenas uma participação. Não existe essa de construção de personagem. Você é apenas o cara que entra dando um recado. Entra e sai, e acabou. Nem nome você tem. Na sua vida profissional, em inicio de carreira, você vai ser o Homem 1, o Homem 2, o Homem que grita, o Homem choroso, O Homem nervoso..todos sem nome. Todos sem identidade. Só existem ali para dar uma fala. Sem background. Sem Psiques. Sem métodos. Apenas fazer o seu, simples, direto, texto decorado, para trocar com o protagonista da cena. Entendido tudo isso, você vai respirar fundo, vai se concentrar, vai relembrar mentalmente o seu texto, a marca do diretor, vai criar segurança em você. Vai se lembrar que algum Professor lhe disse que sentir medo faz parte e é isso que o deixa vivo. Você aguarda sua marca, entra, dá o texto, simples e seguro, e vai embora. O Diretor diz "Corta, vamos pra próxima cena". Dependendo do tempo, pode ser que o Diretor e o Ator lhe agradeçam antes de você ir embora. Mas como vc foi educado para sempre agradecer a oportunidade dada, você vai se encaminhar a eles e agradecerá. Depois disso, você volta pro camarim, se desproduz, as pessoas continuam não sabendo direto o seu nome. Mas tudo bem, você fez o seu, não pagou mico. A sua maior preocupação agora será: "Como vou voltar pra casa?"" Fim! ARRASA!!!

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