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terça-feira, 24 de junho de 2014

Comédia o mais dificil dos generos

COMÉDIA: O MAIS DIFÍCIL DOS GÊNEROS A comédia sempre foi vista aqui no Brasil como um gênero menor. É só observarmos nas premiações e Festivais a quantidade de produções indicadas nesse gênero, e a quantidade de drama. Teve uma vez, que a Atriz Ingrid Guimarães estava indicada por uma comédia nacional e disputava o título de melhor atriz com Gloria Pires, que havia feito "Lula, o filho do Brasil". Ingrid entendia que era difícil disputar com uma atriz em papel dramático, quando ela estava disputando por um papel cômico. Não é à tôa que o Globo de Ouro, Festival de cinema e tv americano, separa nas premiações esses 2 gêneros. Talvez seja o único do mundo que entenda que são 2 universos distintos e que os atores de comédia merecem uma disputa honesta. Já trabalhei em muitas comédias, desde a pastelão ate as de humor mais fino, irônico. Tive o prazer de trabalhar com grandes atores que se divertiam fazendo papéis cômicos. Às vezes eram comediantes, outras eram atores que mergulhavam com muita propriedade em Drama e Comédia. Aqui no Brasil, são raros os atores que conseguem trabalhar em vários gêneros. A grande maioria dos comediantes, são vistos apenas como comediantes. Por outro lado, quando um Ator de drama vai se aventurar na comédia, já ouço logo os seguintes comentários: "Mas esse Ator não sabe fazer comédia. Não tem humor."" Isso fica muito claro na hora da escalação de elenco. O produtor de elenco apresenta as opções para o Diretor, e é muito comum escutar: "Esse aqui é comediante, não sabe fazer drama". "Essa aqui só sabe fazer drama, Quem vai querer ver fulano fazendo comédia?". Fiz numa ocasião um Workshop e perguntei a um Produtor de elenco que ministrava o curso porquê as pessoas não ousavam escalar atores em papéís inusitados, diferente de tudo o que haviam feito. Porquê sempre vão no comediante para fazer comédia. Ela foi objetiva na resposta: "Os produtores e Diretores não querem arriscar. Cinema e tv são produtos muito caros, existe uma logística de filmagem que não permite fazer ajustes durante o processo. Se o Ator na filmagem não fizer as pessoas da equipe rirem, já era. Principalmente na comédia, o público sabe o que esperar daquele produto."" Eu no entanto, adoro comédias e sempre achei o gênero mais difícil de se fazer, tanto para Diretores quanto para atores. Não existe nada pior para um ator, do que contar em uma cena uma situação divertida e ninguém rir. Em teatro, isso chega a ser constrangedor. A gente percebe que o Ator dá uma pausa para a reação do público, mas ela não vem. Na minha oficina, um dos exercicios que faço é contar piadas. Simples assim. Peço para que todos os alunos, um por um, conte uma piada pra turma. E na maioria das vezes, os risos não vêem. Porquê? Contar piada, saber fazer rir, é uma arte. Você precisa saber narrar com dinâmica (Timing); não pode gaguejar, não pode parar para se lembrar do que vai contar; precisa manter o suspense do inicio ao fim; precisa narrar no tempo certo e não esticar demais, e precisa saber narrar com emoção e tesão. Difícil, não? Tudo isso ainda buscando o olhar de cumplicidade do ouvinte, pois é para ele que você está narrando. Quando dirigi a Série "Por isso eu sou vingativa", percebi a dificuldade de alguns atores de entrarem no personagem e na cena. A serie trabalhava com um humor ferino, cáustico, na linha de Peter Sellers em "Um convidado bem trapalhão". Às vezes vinha pantomina pura, outras era uma piada visual. Era comédia em degradé, em vários tons. Quando eu percebia que o Ator tinha dificuldade, eu dizia: "Não tenha medo de pagar mico. Não tenha senso crítico sobre o que você está fazendo. Apenas se divirta."" Quando o Ator não tem muita experiência em comédia, ele tende ao exagero, ao humor físico, porquê acredita que as pessoas irão rir de tropeçadas, de escorregões, etc. Dependendo da gag, isso até funciona. Mas o mais importante, é fazer de verdade. Por mais louca que seja a situação, faça de verdade. Não force o riso. Eu como espectador, quero acreditar que esse seu personagem existe, ele está por ai, andando na rua em algum lugar. Quando você força demais o personagem no humor, já fico vendo um Ator interpretando, O Cineasta Stanley Kubrick uma vez respondeu em uma de suas raras entrevistas, que em "O iluminado", ele pediu para que os atores interpretassem de forma realista, mesmo sendo um filme de terror. Isso porquê as situações do filme, os diálogos e a história já eram por si só fantásticas, então ele não quiz realçar nas atuações. Dessa forma, os personagens vêem mais fortes e críveis para a platéia. Vez ou outra me deparo com um ator que vem dizer para mim que tem dificuldade enorme em fazer comédia. Eu pergunto para elas: "Você é uma pessoa que sabe fazer as pessoas rirem? Você se diverte em comédias? É bem humorado? Sabe enfrentar as dificuldade da vida com certa dose de "savoir faire", sem se desesperar?"" Se deixe levar pelo Personagem. Se divirta. Não tenha, absolutamente, nenhum medo de pagar mico. Esse é o grande obstáculo dos atores. Medo de pagar mico. Se solta, se entrega, e ria. Ria muito. Pensem em Meryl Streep. A mesma atriz que trouxe uma das interpretações mais dramaticas da história do cinema em "A escolha de Sofia", é a mesma atriz do musical cômico "Mamma Mia". Quando assiste ao filme, eu ficava o tempo todo pensando: "Caralho, que atriz!!". E eu ficava feliz, ficava feliz pela Meryl, porquê ela estava radiante no filme, era nítido que ela se divertia em cena. Os seus sorrisos eram genuínos. Quem não lembra da cena dela dançando com as amigas uma coreografia do grupo Abba, usando aquelas roupas espalhafatosas??? NÃO TENHAM MEDO DE SE JOGAR, DE PAGAR MICO. Apenas se divirtam. Não fiquem pensando em todos aqueles anos de Grotowski, Stanislawski, Meisner, etc etc etc e em como usar essas técnicas pro Personagem. Isso vai fazer você enrijecer . Apenas se solte, improvise, relaxe.

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