Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de junho de 2014

A maquiagem como ferramenta

Para dar vida a um Personagem, o Ator tem à sua disposição duas ferramentas fundamentais. Uma interna, que é a sua intuição, a sua memória, o seu background, a sua técnica. A outra, é o uso de elementos externos, que ajudarão a compôr o visual do personagem e assim, dar estofo e embalagem ao emocional. Através de maquiagem e figurino, o personagem virá pleno e para a maioria dos espectadores, é ali onde ele começará a acreditar no que está sendo lhe proposto. A diferença entre Ator X Personagem ficará mais evidente. Quando falamos em "maquiagem", a primeira reação das pessoas é pensar em "Beleza". Devemos alterar esse pensamento para "transformação". A maquiagem fará de você um personagem de época, fará você um idoso, um jovem, um ser alienígena, mudará sua raça ( lembram-se de Griffith em "Nascimento de uma nação" ? O elenco negro eram atores brancos pintados, uma polêmica ), mudará seu sexo. O bom Ator é aquele que entende que o trabalho de um Profissional de maquiagem exige respeito. Quando o Ator se senta na cadeira de maquiagem, ao invés de reclamar como boa parte reclama, deve, ao contrário, se concentrar e entender que o processo de mudança AtorX Personagem começará ali. Quando chega em um set de filmagem, após o café da manhã, é na Maquiagem que o Ator terá seu primeiro momento de desprendimento com ele mesmo. O Personagem começa a dar forma. Não à tôa, vários atores repassam seu texto sentados na cadeira, ou fica concentrados, ouvindo música que lhe traga o momento emocional do dia. É ali também, no camarim de maquiagem, que normalmente os Diretores dão bom dia ao seu elenco e dão as primeiras instruções das cenas a serem filmadas. Sem esforçar muito a nossa mente, lembremos que muitos prêmios de atuação vieram de um conjunto de trabalho que uniu essas ferramentas internas e externas: Charlize Theron em "Monster", "Marion Cotillard em "Piaf", Philip Seymour Hoffman em "Capote", Tom Hanks em "Filadélfia", Daniel Day Lewis em "Lincoln", Meryl Streep em 'A dama de ferro", Jared Leto e Mathew Macnaughney, ambos em "Dallas buyers Club". Quando lembramos desses filmes, a primeira visão e pensamento que temos é : "Caraca, a maquiagem dele estava foda!". Quando estamos fazendo Casting para um filme, dependendo do projeto, o Diretor observa além da performance, o externo do ator: se ele tem tatuagem, cicatriz, etc. Já presenciei muitos atores sendo dispensados de uma seleção por conta de tatuagens. Mas aí o Ator se defende: "Mas existem produtos de maquiagem que escondem a tatuagem!". Querido, querida, podem ter certeza: Se o Diretor não tiver muita, mas muita certeza de que quer você, porquê você o surpreendeu no teste ou porquê você é um puta ator, ninguém vai querer passar mais de 1 hora esperando o ator sentado na cadeira de maquiagem para camuflar sua tatuagem. O Maquiador detona, o Assistente de direção detona. Coisas que todos odeiam em um ator: - Tatuagem - Pele queimada de sol - Cabelos pintados que tiram a naturalidade do ator Esses dias, fiz um teste de elenco e apresentamos pro Diretor, editado. Tinham 2 excelentes atrizes que fizeram o teste. Mas as duas tinham cabelos tingidos de cores tão intensas, que você só olhava pro cabelo delas. Assim que chegou a vez delas na edição, o diretor disse: " não consigo enxergar a personagem com uma atriz com um cabelo desses. Próxima!" Retruquei, dizendo que o teste das duas era ótimo, mas enfim, nem todo o Diretor quer quebrar a cabeça vendo a atuação de alguém que de cara ele já não gostou. Em 2003 eu trabalhei em um filme da Xuxa e ali foi um dos meus primeiros contatos com o HD substituindo a película. usamos a câmera F900, a mesma usada na trilogia de 'Star Wars". Para todo mundo da técnica, e principalmente para a maquiagem, foi um grande desafio. A alta definição do HD faz com que você veja na tela até mesmo uma pequena fissura numa parede de cenário. para a maquiagem, era um desastre, pois se via a maquiagem usada na pele do Ator. Esse foi o início de um aprendizado tanto para a técnica, quanto para o ator. Para as atrizes que colocavam Botox ou faziam plásticas, era o inicio de uma derrocada. Tudo isso "gritava" na tela. Foi preciso então se utilizar de filtros especiais e luzes próprias para "esmainecer" os efeitos de um ator que simplesmente não agradava ao ser olhado na tela. Nunca se olhou tanto para o rosto de um ator no video-assist quanto no advento do HD. "Olha essa olheira", "Olha esse botox", "Olha essa marca de plástica", "olha essa ruga", "olha essa cicatriz". Ainda bem que os atores não ficam no video-assist, senão seria uma depressão só e com certeza muitas sessões de terapia. Mas atenção: não adianta o Fotógrafo colocar a luz mais estourada ou soft para suavizar aquela olheira, aquela ruga; o maquiador quebrar a cabeça pensando em como melhorar a aparência do ator, se ele não se disciplinar. O que é importante: - Não pegar sol em demasia - Não esquecer de passar protetor solar ( principalmente se você estiver em continuidade, evitando que você fique vermelho ou se descasque) - Dormir bem ( para evitar olheiras e cara inchada) - Não se exceder em bebidas alcóolicas ( deixa sua pele inchada) - Nào fumar demais ( deixa sua pele sem viço e grossa) - Cuidar sempre bem de sua pele, devido ao excesso de maquiagem usada todos os dias Para finalizar, uma pequena história de bastidores que aconteceu no 1o filme que trabalhei como estagiário , "O que é isso, companheiro". Estávamos filmando no estúdio da Ponto Filmes, e tínhamos muitas cenas para filmar. Uma das atrizes, cansada de esperar sua cena, aproveitou para dormir. Todo mundo viu, mas deixamos ela ali descansando. No nosso entendimento, era uma forma da atriz ficar tranquila e parar de reclamar que estava esperando muito. Daí, o 1o ass de direção chegou pra mim e falou, horas depois: "chama a fulana, a próxima cena é com ela." Quando fui acordar, levei um choque: a atriz, que dormiu vestida e maquiada pro personagem, acordou com a cara inchada! A maquiadora fez de tudo para diminuir o inchaço: colocou gêlo, botou mais maquiagem. Assim que a a triz chegou no set, o diretor viu e gritou na mesma hora: "Quem foi o filho da puta que deixou a atriz dormir e acordar com essa cara inchada? Não posso filmar ela assim!". Paramos cerca de meia hora a filmagem para que a maquiadora desesperada fizesse de tudo par desinchar a cara da danada. ARRASA!!! Obs: de brinde, o video com créditos finais de : A viagem", um filme brilhante com um trabalho excepcional de maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário