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domingo, 3 de agosto de 2014

Aconselhando o colega de cena

"O melhor conselho vem de pessoas que não te dão conselho", Mathew MacCaughney, Ator O Ser humano adora dar conselhos para tudo na vida. Na vida pessoal, quando você está com dor de corno, você pede conselhos para um amigo. Quando está doente, pede conselhos pro seu amigo. Quando está indeciso profissionalmente, você pede conselho. O Ator, quando é convidado para um projeto mais autoral, muitas vezes fica em dúvida se aceita ou não. Tem aquela cena que fica nú, tem a cena de sexo, a cena envolvendo uso de drogas, etc. Daí ele pede conselhos pro agente, pra família, pro amigo, pra quem ele tiver intimidade. No Set de gravação ou filmagem, como já falei anteriormente, chega uma hora que todo mundo quer dar conselhos. A cena não parece orgânica, a marcação não lhe agrada, o seu colega de cena não parece estar dividindo a emoção com você. Cabe ao Diretor fazer todos os ajustes na cena. Ele é o Maestro, junto de seu fotógrafo e de seu assistente de direção, fiéis escudeiros. Desses 2 profissionais, o Diretor precisa de conselhos tanto criativos quanto técnicos. Quando uma cena não está funcionando por algum motivo, o Diretor vai conversar com os atores , buscando solução criativa para que a cena se desenvolva mais orgânica possível, e que satisfaça a todos. Junto também de seu fotógrafo, ele busca através da luz ou da movimentação da câmera revelar emoção através da imagem. É o conjunto técnica e performances que farão a cena funcionar. Não raras as vezes, nos deparamos com um Ator que resolve dar conselhos ou até mesmo querer dirigir o colega de cena. Comenta sobre o seu jeito de falar, que o texto não está soândo natural, que a forma dele caminhar não está legal, e pasmem, que a emoção dele não está real. Um amigo fotógrafo me contou uma história que aconteceu num Set de filmagem de um seriado de tv a cabo nacional, e essa história jamais saiu de minha cabeça: Durante uma marcação de cena, o Diretor marcou 2 atores, que representavam pai e filho na trama. Eram dois atores consagrados por público e crítica. O que fazia o pai era uma lenda do cinema e tv. O que fazia o filho, após o ensaio, se deu o direito de interferir na atuação do outro ator pois algo o incomodava. Ele chegou pro ator/Pai e deu sua opinião sobre a performance, o aconselhando a fazer de outra forma. O Ator/Pai, sem se abalar, chegou ro outro e disse: "Você agora é o Diretor?" . O Ator/filho respondeu, constrangido pela reação pouco amigável do outro : "Não, é que achei que sendo seu colega, poderia te dar um toque.". O Ator/Pai respondeu: "Eu não sou seu colega". O Diretor, segundo meu amigo fotógrafo, se isolou em um canto para não interferir nesse mau estar que se instaurou no Set. É importante que o Ator saiba que se ele não se sentir à vontade com o Ator que divide a cena contigo, que ele puxe o Diretor em um canto e comente com ele. Mas cuidado para não ferir os brios do Diretor, principalmente se ele disser que a marcação foi ele quem pediu para que fosse assim. Toda parceria em cena deve ser dividida, sem egos. A cena é dos dois atores. Se você sentir que seu colega não está chegando junto, o instigue. O motive. Bote energia nessa relação. Busque no olhar a parceria. Escute. Mas jamais queira dirigir o seu colega. O Diretor está ali para isso. Às vezes você vai se dar a esse direito de falar com o outro Ator porquê ele é seu amigo pessoal. Mas pode ter certeza que esse amigo pessoal vai te escutar, vai fazer a linha "entendi, obrigado pelo conselho". Mas vai te xingar internamente e extravasar com alguém. Várias vezes, como assistente de direção, já presenciei atores murmurando num canto : "Quem essa filha da puta acha que é, querendo me dizer como eu tenho que fazer a cena? " Acho que ninguém precisa carregar essa energia pesada de volta pra casa, não é mesmo? ARRASA!

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