O pensamento sobre a arte de Atuar. Sou Cineasta, Assistente de Direção, Preparador de atores. Amo vê-los atuarem, se entregando, se jogando em seus personagens. Parabéns a todos os atores do Mundo. O que seria dos Cineastas sem vocês.
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quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Filmando cena dirigindo carro
O Ator lê o roteiro e descobre que o seu personagem irá dirigir um carro.
Daí ele pensa: "Caraca, não sei dirigir carro, mas vou mentir e dizer que sei."
Isso já aconteceu comigo em um filme. O Ator disse que sabia dirigir para não perder o papel. No dia da filmagem, ele provocou um acidente que quase matou uma criança: ele não conseguiu frear o carro, bateu num muro e do outro lado do muro tinha uma criança brincando. A sorte que o muro não atingiu a criança.
Feito esse pequeno prólogo, faço aqui um detalhamento técnico para que os atores que não tenham muita experiência em Set de gravação/filmagem entendam como se filma uma cena de um Ator dirigindo um carro de cena.
Temos várias formas de fazer essa filmagem. A realização dela geralmente envolve orçamento e/ou conceito de linguagem do filme.
As formas mais comuns de filmagem são:
1) Camera-car
O camera-car é uma espécie de reboque acoplado a um cambão. O carro é sustentado nas rodas da frente por esse cambão. Existem espaços laterais, uma espécie de plataformas, onde podem ser instalados equipamentos de câmera, iluminação e parte da equipe técnica. Na parte de trás do camera-car, ficam sentados a equipe técnica reduzida, que envolve o Diretor, fotógrafo, assistente de direção, continuista, assistente de câmera e um platô. O Ator não dirige o carro, ele finge, pois o carro está sendo rebocado. Geralmente usado em cenas onde existam muitas falas, para que o ator fique à vontade e não se preocupe com o trânsito. O Diretor vê tudo pelo monitor e conversa com o Ator que está ali próximo. Também recomendado para atores que não sabem dirigir carro. Para se filmar em camera-car, é necessário uma rua larga ou avenida.
2) Croma
Leva-se o carro de cena para o estúdio e coloca-se um pano de croma grande que cubra todo o fundo do carro.
Muitos diretores pedem que o carro seja filmado em estúdio para poder ter mais controle sobre a filmagem, sem os inconvenientes do trânsito. Também para poder fazer movimentos de câmera impensáveis em uma rua de verdade. Usado também para atores que não sabem dirigir carro. No croma, aplica-se uma imagem de uma rua, avenida ou paisagem qualquer . A essa imagem, chamamos de "Plates". Pode-se também aplicar efeitos no croma, por exemplo, fazer o carro voar. Às vezes levamos ventilador de efeito para simular os cabelos dos atores voando conforme a velocidade que o carro estaria fazendo na estrada.
3) Grips laterais e frontais
Grip é uma traquitana acoplada a ventosas, que podem ser fixadas nas laterais das janelas ou no capô dianteiro. A essa modalidade, o ator dirige o carro de verdade. Ele precisa estar atento ao texto e ao trânsito. Geralmente a produção coloca carros de cena estrategicamente posicionados na frente a atrás do carro de cena para garantir-lhe guarita. A equipe reduzida está em um carro de apoio que o segue, e a imagem chega ao diretor via video-link ou o diretor vê essa gravação depois, quando o carro para para para revisão.
4) Saveiro acompanhando
Um carro estilo saveiro ou pick up contém a câmera em sua carroceria, filmando o ator dirigindo o carro de verdade, e o acompanha em uma trajetória previamente definida. O Ator também fica atento ao texto e trânsito.
5) Câmera dentro do carro
Retira-se um banco ou da frente ou de trás para colocação da câmera. O Ator também dirige o carro de verdade. A câmera fica na mão ou presa a um tripé.
6) Dublê de corpo
O Diretor resolve que os atores não irão dirigir o carro porquê não vai aparecer a cara deles. Contratam-se então dublês de corpo, que colocarão as roupas dos atores e estarão dentro do carro.
No mais, é isso. Encham o tanque do carro, e
ARRASA!
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