Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lidando com esporro

Desde que eu estudava Cinema na Faculdade, sempre tive o sonho de estar em um Set de filmagem. Já havia estado como figurante. Achava incrível toda aquela movimentação da equipe técnica, atores e figurantes dando vida a uma cena, os assistentes de direção coordenando tudo. Era isso o que eu queria. Meu primeiro filme foi "O que é isso, companheiro?". Era estagiário de direção. A imagem que eu tinha de um Set de filmagem era uma, e a realidade, logo de cara, me trouxe outra. Era stress 24 horas por dia, correria, Diretor dando bronca em todo mundo, produção dando esporro em seus assistentes, e eu também, levando muita dura. Ninguém era poupado: Elenco, Equipe e figuração, todos sob uma adrenalina muito forte e tensa. Entendo que era um filme complicado de logística ( filme de época, muita figuração, elenco grandioso, etc), mas eu não entendia porquê as coisas somente funcionavam na base do esporro. Confesso que teve uma hora que eu quis chorar, porquê todo o mundo idealizado havia ido por água abaixo. "É isso o eu quero pra minha vida? Fica sob esse permanente stress? Levando esporro toda hora? Será que eu aguento?" Resolvi que eu não iria soltar uma lágrima sequer, e que eu não daria esse prazer para ninguém. E respirei fundo, pensei no sonho que eu sempre tive de estar nesse mundo e fui em frente. E aqui estou, até hoje. Depois de mais de 60 longas, tendo levado todo tipo de dura, mas também reconhecimento pelo meu trabalho, fiquei mais forte, Me transformei. Hoje em dia, posso dizer que sei lidar com esse universo bipolar que convivemos. Lidar com pessoas não é para qualquer um. Às vezes invejo técnicos que trabalham sozinho, como o Still, o editor, o logger. Antes de trabalhar com cinema, eu trabalhava com restaurante. Sempre lidei com pessoas na minha vida. Você acaba sendo meio que um terapeuta de todo mundo. Tá ali segurando a onda do ator que não está num bom dia, no Diretor que acordou de mau humor, do fotógrafo que só te dá fora. Quanto aos atores, canso de testemunhar Diretores dando esporro neles. Em um seriado de televisão que trabalhei, havia uma cena de balada. A protagonista entrava na balada e era logo abordada por um rapaz, que lhe dizia umas 3 frases de galanteio. Ela escutava, fazia pouco caso e ia embora. Um ator jovem foi chamado para fazer esse rapaz. Conversando com ele, ele me confessou que tinha pouca experiência em tv. Perguntei se ele havia decorado o texto, ele disse que sim, e declamou para mim. Porém, ao ser chamado para o Set, vendo aquele número enorme de figuração, todo o aparato técnico de luz, equipamento, ele panicou. Ele percebeu que tudo aquilo ali era para ele, que ele era o centro das atenções. O Diretor falava num talk back e dava ação. A atriz entrava na balada e tinha que ser abordada por ele. Na primeira vez, o ator errou o texto. Vamos lá repetir de novo. Repetimos umas 4 vezes. O diretor deixava-o cada vez mais tenso, pois sempre chamava a atenção dele pelo talk back, para que todos escutassem. Até que na quinta vez, o Diretor gritou no microfone: "Quem foi que arranjou esse amador? Você fudeu com a minha filmagem, vou cancelar tudo. Me arranjem outro ator para amanhã." O ator saiu de lá aos prantos, e provavelmente, na sua cabeça, naquele momento, devia estar pensando que o seu sonho de ser ator tinha acabado de morrer. Em outro filme que trabalhei, uma produção independente, o Diretor, não satisfeito com a performance do ator, bateu forte em suas costas e gritou com ele: "Porra, você não consegue fazer direito essa cena? "" O Ator ao entrar em um Set de gravação, precisa entender que aquele dia pode não ser um bom dia para errar texto ou dar sugestões. O Diretor, fotógrafo, todos podem estar de cabeça quente porquê as coisas não estão indo de acordo com o planejado. Conheço vários Diretores que não costumam dar muitas chances a atores inseguros. Principalmente em Televisão, onde o ritmo vai alucinado. O Ator inseguro que treme ao contracenar com um ator-estrela, que não tem o texto na ponta da língua ou que não consegue passar emoção na cena, provavelmente vai levar uma dura tanto do Ator com quem contracena, quanto do Diretor. E como agir na hora do esporro? Dificil dizer, pois tudo depende da forma como as coisas acontecem. De qualquer forma, usarei o meu exemplo como dica. Na hora do esporro, foque, não panique. Respire fundo, se concentre. Pense no que está dando errado. Se for o caso, peça um copo de água ou uma pitada de sal para acalmar seus nervos. e prossiga. Foque naquilo que você sempre quis, que é estar ali, no set de filmagem. Por isso é muito importante que você só deve fazer testes ou participar de alguma produção quando você estiver se sentindo realmente seguro. Ator sem experiência que quer trabalhar como ator logo de cara tende a se ferrar, pois na hora da verdade costuma tremer de nervoso. O mercado não costuma te dar muitas chances. Quando você chora na frente das pessoas ou leva esporro no microfone, você já está carimbado como 'O ator inseguro". E para tirar essa imagem, vai levar tempo. De qualquer forma, o importante é bola pra frente e tirar o ocorrido de sua cabeça. Não leve nada pro pessoal. Somos humanos e estamos sempre passíveis de cometer erros. Vamos aprender com os erros e evitar sempre de repetir as cagadas, focando nos estudos e na prática. #arraZa

Nenhum comentário:

Postar um comentário