Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Filmografias fundamentais para o ator

O Ator disciplinado é aquele que estuda sempre. Auto-didata, vai atrás, não espera ninguém lhe dar conselhos e sugestões. Sempre faminto por cultura, por literatura, bons textos de teatro, boas peças em cartaz, filmes clássicos que os estimulem a buscar novidades e referências. Referência é uma palavra-chave que deve estar na ordem do dia de qualquer artista, seja ele Diretor, Ator, Roteirista, Figurinista, Maquiador, Diretor de arte. Absolutamente, não existe um profissional que trabalhe com som e imagem que não vá atrás de referências para o seu trabalho. Segundo o Cineasta Roman Polanski, todas as histórias e cenas já foram contadas e realizadas. O que temos que fazer, é tornar essa história e essa cena melhor do que a original. Em vários Testes de Elenco, quando eu trabalhava como Assistente de direção, eu perguntava ao Diretor qual o tom que ele queria que os atores dessem. Muitos Diretores, estudiosos de Cinema e cinéfilos, diziam apenas um termo referente a uma cinematografia e eu imediatamente já entendia o que ele queria dizer. "Quero algo meio 'Felliniano". Quero algo meio "Tarantino". A energia dos personagens que protagonizam os filmes desses cineastas é tão clara, que basta dizermos a um ator que ele entende, evitando performances errôneas. Muitos Cineasta criaram uma filmografia tão peculiar, com um universo tão particular, que fica fácil de todos entenderam a o que se propõe o projeto. Uma vez um Diretor pediu para que eu avisasse aos Atores que a referência dele para o seu projeto eram os filmes de Wes Anderson. Essa informação foi muito útil também para os Chefes de Departamento ( Fotografo, diretor de arte, figurino, etc), que se basearam nas cores e situações de vários de seus filmes famosos. Importante lembrar que não deve ser uma cópia, e sim, referência. Abaixo, cito 20 Cineastas fundamentais , que com seus filmes, criaram uma forma particular de se pensar o Cinema e a arte de atuar. 1) JACQUES TATI Filmes síntese: "Meu Tio", " As férias de Monsieur Hulot". O personagem atua com seu corpo, olhares, gags físicas. Não existe o uso de diálogos. Para mim, é muito mais difícil o ator se comunicar usando o seu corpo, sem falas. 2) INGMAR BERGMAN Filmes síntese: "Persona", " Gritos e sussurros". O personagem depressivo, traumatizado por algum fato de seu passado. O medo da morte, A solidão. 3) WOODY ALLEN Filmes síntese: "Manhattan", "Noivo neurótico, noiva nervosa". O personagem cheio de fobias, hipocondríaco, tragicômico, anti-social, neurótico. Tiques nervosos. Ansiedade. Reparem que todos os atores que interpretam o alter-ego de Woody Allen atuam exatamente igual a ele. 4) MICHELANGELO ANTONIONI Filmes síntese: "A aventura", "A noite". O personagem existencialista, em busca de um rumo. Alma vazia, olhar distanciado. Está sempre em crise. 5) TIM BURTON Filmes síntese: " Edward mãos de tesoura", "Ed Wood". O personagem bufônico, careteiro, sem medo de pagar mico, livre para voar, livre para sonhar. É o diferente, que muitas vezes se isola por ser incompreendido. 6) PEDRO ALMODOVAR Filmes síntese: " Mulheres à beira de um ataque de nervos", "Tudo sobre minha mãe". Personagens sem juízo de valor. Tipos marginalizados, que lutam para serem reconhecidos. O Artista que quer ser ouvido. Personagens vibrantes e multi-facetados que vão atrás de seus ideais. O melodrama como base das atuações, sempre em tom acima da média. 7) SPIKE LEE Filmes síntese: "Faça a coisa certa", "Febre da selva". Personagens cheios de energia, rancorosos, preconceituosos, que odeiam quem os tratam mal e lutam pelos seus ideais. Sangue fervilhando nas veias, O fator social pesando nas suas costas, o grito que quer ecoar a qualquer momento. Explosão emocional. 8) WONG KAR WAI Filmes síntese: "Amor à flor da pele", "Felizes juntos". Personagens que sofrem por amor. Melodrama exacerbado como base. O olhar distanciado, o tempo que custa a andar. O coração amargurado. 9) FEDERICO FELLINI Filmes síntese: "Amarcord", "8 1/2", "Noites de Cabiria". Personagens caricatos, o grotesco, o olhar poético sobre tipos marginalizados. Personagens falam alto, querem ser ouvidos. A prostituta de bom coração, como Cabíria. O circo como base para as interpretações. Como se os personagens estivessem sempre num picadeiro. 10) QUENTIN TARANTINO Filmes síntese: 'Pulp Fiction", "Cães de aluguel", "Kill Bill". O Universo pop, que invade a música, os figurinos, a fotografia. Os personagens vivem em um mundo violento, onde prevalece a lei do mais forte e do mais esperto. Desconfiados, olhares atentos, falantes, de vasta cultura. Tecem teses homéricas sobre determinado assunto, que varia de Big Mac a Madonna. Todos sabem manipular bem uma arma. 11) CHARLES CHAPLIN Filmes sintese: "Luzes da cidade", "O garoto". O herói de bom coração, que se comunica através de olhares e sorrisos. Usa o seu corpo para criar comunicação. É livre, é sonhador. Não tem limites. Se utiliza de peças de figurino ou objetos de cena como escada para suas gagas ( vide bengala e chapéu de coco). 12) PIER PAOLO PASOLINI Filmes síntese: "Saló", "Decameron", " 1001 noites". Personagens libertinos. O sexo e a nudez sem pudor. Uso de não atores. O Naturalismo nas interpretações. A beleza do homem comum. 13) CLAUDIO ASSIS Filmes síntese: ""Amarelo manga", "A febre do rato". O personagem politizado, que faz discurso.O sexo sem freios, quase explícito. O Ator que se joga, não teme. Nudez e fetiches. Performance coletiva com outros atores, meio como se fossem um grupo de teatro. Ator que não pira deve evitar fazer um filme de Claudio Assis. 14) WERNER HERZOG Filmes síntese: " Stroszek", "Coração de cristal", "Fitzcarraldo". O Ator tem que aceitar todas as loucuras do diretor. Desde carregar um barco pela floresta amazônica, passando pela hipnose com todo o elenco (Coração de cristal). Personagens loucos, esquizofrênicos. Sem limites. Gosta do poder e de mandar nos que estão baixo dele. 15) DAVID LYNCH Filmes sintese: "Veludo azul", "Cidade dos sonhos, "Twin peaks". O personagem que sonha, cria um outro universo, delirante, não questiona suas ações, curioso, místico, perturbador. Habita um universo que flerta com o realismo fantástico. 16) KARIN AINOUZ Filmes síntese: "O céu de Suely", "Praia do futuro". O personagem insatisfeito, deslocado geograficamente. Não se vê encaixado no lugar que mora, constantemente incomodado com algo ou alguém. Luta para poder sair daquele lugar, quer gritar sem poder gritar. Quer voar sem poder voar. As pessoas o criticam porquê não conseguem enxergar a sua insatisfação. É ambicioso e o sexo é uma válvula de escape. Se joga na emoção. 17) JOEL E ETHAN COEN Filmes sintese: "Barton Fink", " Onde os fracos não tem vez", "Fargo". Personagens bizarros, violentos, inesperados. são observadores, inconstantes psicologicamente, Têm surtos psicóticos sempre ligados à violência, podendo explodir a qualquer momento e bater em quem estiver na sua frente. Até mesmo matar sem remorsos. Seus personagens são caso de internação em uma clinica psiquiátrica. 18) WES ANDERSON Filmes síntese: "Grande Hotel Budapeste", "Moonrise Kingdon"" Seus personagens são cheios de toques e manias. Fissurados por números, cores, são ansiosos, beiram a caricatura, para quem vê de longe, percebe que existem parafusos a menos. Observadores, agem por impulso. São inteligentes e astutos. 19) PETER GREENAWAY Filme síntese: "O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e seu amante", "Um zero e dois O". " O bebê santo de Macon". Atuações teatrais, pomposos, cheios de sofisticação e pedantismo. Sem limites para sexo e nudez. Falam seus textos como se estivessem declamando num palco de teatro. 20) LARS VON TRIERS Filmes sintese: "Ninfomaníaca", "Ondas do destino", "Dançando no escuro". As protagonistas de seus filmes são anti-heroínas sofredoras. São abusadas e massacradas física e psicologicamente. É o ator que se utiliza dos métodos mais porrada para entrar no personagem, Sexo explícito, tapa na cara, o limite é o céu. Para quem quiser se aventurar nesses filmes obrigatórios,. garanto, se não saírem melhores atores observando performances viscerais, terão pelo menos aumentado seu nível de cultura muitos graus acima da média. Sirvam as pipocas! ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário