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domingo, 6 de abril de 2014

A marca do Ator em cena

Todo mundo já ouviu falar do incidente entre o ator Christian Bale e o Diretor de fotografia Shane Hurlbut, no set do filme "Exterminador do futuro, a salvação". Entre as várias versões que li e ouvi, a que me pareceu mais curiosa foi a de que o Fotógrafo reclamava que o Ator não parava na marca certa, e que por isso, dava advertência ao Ator na frente de todo mundo. Até que Bale se estressou e mandou o fotógrafo se fuder umas 50 vezes. Explicando aos Atores que nunca fizeram Cinema ou Tv: Qual a importância do Ator parar numa marca determinada pelo Diretor e pelo Fotógrafo? Para quem faz Teatro, entende que é na marca solicitada que existe a iluminação certa para aquele momento dramático. Se ele erra a marca, a luz não irá fortalecer a sua cena, e o resultado final não será como o esperado. Em relação à luz, temos que entender que ela "intensifica "a cena, destaca o Ator. O Diretor lhe dá essa marca porquê é ali que ele terá parar e dar a sua fala. E é assim que tem que ser. No Cinema e Tv, o Diretor faz um ensaio mecânico com os atores, junto do fotógrafo, e depois desse ensaio será possível determinar o uso de equipamentos ( grua, trilhos, steadicam, etc) e a luz necessária para dar o tom da cena. Assim que tudo for marcado, o Assistente de Direção ou o Diretor passarão para os atores da cena as suas marcas determinadas para movimentação na cena. É muito importante que o Ator respeite essas marcas, pois: - O foco está determinado para essa parada. O Foquista marca no chão as marcas de foco, e qualquer movimento errado do Ator, teremos que repetir a cena pois provavelmente o foco ficou :"Doce" - Se o Ator não parar na marca, a sua luz não será perfeita, conforme pensado pelo Fotógrafo, e teremos que repetir o take - Se o Ator não para na marca, ele pode encobrir um outro Ator, ficando na sua frente,e d aí, teremos que fazer outro take São várias as razões para que o Ator precise parar em sua marca. Obviamente que o Ator , durante a cena, não pode olhar fisicamente para a sua marca no chão, pois ficará visível que ele está olhando para a ela e não para o seu objetivo. Isso deve ser trabalhado pelo Ator, essa visão periférica, para que seja espontâneo e técnico ao mesmo tempo. Isso requer experiência. Hoje em dia, por conta de busca de um CInema mais autoral, é comum em filmes com linguagem documental ( Irmãos Dardenne, por ex) onde o Diretor e o Fotografo não passam marcas para os atores deixando-os livres em cena. Nesse tipo de proposta, geralmente a câmera será na mão, e o câmera vai seguindo os atores para onde eles forem.

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