Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Não queira ser Ator apenas por vaidade

A cada projeto que eu faço, logo na preparação, me deparo sempre com a parte da escalação do Elenco. O Diretor do projeto sempre tem os seus desejos: geralmente atores globais compondo o elenco principal, por várias razões: marketing e bilheteria. E claro, ego do Diretor que quer ter os melhores atores pro seu projeto. E quando digo melhores atores, quero dizer atores conhecidos do grande público. Ou seja, atores que tem a cara constantemente exibidas na televisão. Pois todos sabem, temos excelentes atores de Cinema e de teatro que não encontraram ainda o seu espaço na televisão, logo, ainda não são conhecidos do grande público. A um tempo atrás, estive numa turma da CAL, e conversando sobre Cinema, falei no nome do João Miguel. Quase caí duro quando vi que mais da metade da turma não fazia idéia de quem era ele. Nunca tinham visto "Cinema ,aspirinas e urubus", "O céu de Suely", "Estômago". Aí fica difícil né? Se uma parcela intelectualizada da sociedade, no caso os alunos de teatro, não fazem idéia de quem é um dos atores mais premiados do Cinema Nacional, é porquê algo de muito estranho está acontecendo. Resumindo: na hora de escalação, o produtor de elenco me manda centenas de fotos de atores que eu nunca vi na vida. E olha que eu sou um cara que v6e todos os filmes, quando posso sempre vou ao teatro e me mantenho sempre informado sobre cultura em geral. Se eu não conheço essas pessoas, quem há de conhecer? Todo ano, se formam quase que mil atores novos no mercado de trabalho de Ator no Brasil. Toda hora surgem escolas, cursos, oficinas, workshops, etc. Ok, a demanda de seriados na televisão aumentou bastante, mas mesmo assim, os diretores e produtores raramente irão escalar a galera que tá aí pipocando no mercado. A não ser que pessoas como eu, que conheço um pessoal novo, dê oportunidades escalando para participações e daí quem sabe, a pessoa segue seu caminho. Vez ou outra me pego com atores que me escrevem, pessoas que não conheço, pedindo uma força, uma chance para poder escalar eles para qualquer coisa, até mesmo de graça. Eles querem uma oportunidade. E eu sempre digo: "Olha, o caminho é árduo mesmo. Tem atores que estão no mercado há um tempo e ainda assim eles precisam correr atrás, imagina você que tá começando agora e já tá nessa aflição que ninguém te chama para trabalhar!"" As coisas demoram para ter o seu início, A perseverança é fundamental. E paciência. Mas, mais do que tudo, você realmente precisa parar, pensar e refletir sobre o seu lugar no Universo: Serei um Ator que fará a diferença? Eu, como Assistente de Direção, Diretor e cinéfilo, sempre tive muito claro na minha mente que CINEMA era a minha Vida, o meu sangue, meu Alimento. Tenho até Cinema tatuado no corpo. É vício, é a minha verdade, acima de tudo na vida. Quero Dirigir para dar ao Mundo a minha visão de tudo. E essa visão é minha, é única. Você, como Ator, também precisa ter essa fome de querer ATUAR, Se você não tiver essa fome, esqueça. E quando falo fome, não é, em hipótese alguma, a vaidade de querer estar nas telas e ficar famoso. Andar na rua e as pessoas te reconhecerem e te pedirem autógrafo. Não é estar em todas as capas de revistas e sites de fofocas. SER ATOR é ter dentro de você a vontade de querer ser muitas pessoas, muitas vidas. E fazer cada uma delas ser única. Porquê só você poderá dar essa vida a eles. E seus personagens não têm vida fora das telas. Eles não são vaidosos. Eles não querem sair e capas de revistas e sites de fofocas. Eles não dão autógrafos. Se você, Ator, não entender isso, é porquê você não é Ator. Você é uma ninfa de cupim, que sempre vai em busca de holofotes, e que morre queimado quando se aproxima da luz. ARRAZA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário