Total de visualizações de página

domingo, 27 de abril de 2014

Quando o Ator deve recusar um trabalho

É muito comum um Ator me escrever e perguntar se devem aceitar determinado trabalho. Os motivos podem ser os mais variados possíveis. A maioria escreve porquê estão a um tempo parados, e de repente rola um convite para fazer uma ponta numa cena de filme ou novela. Só que o Ator, quando descreve ponta, na verdade quer dizer figuração especial. O famoso "entra mudo sai calado", mas tem que ser Ator porquê precisa reagir. O cachê é médio, mas ajuda a pagar a conta de celular do mês. Geralmente nesses casos, eu posso responder que "Sim, se você precisa pagar alguma conta, vai nessa. Mal ou bem, você conhecerá pessoas interessantes, do meio, que poderão gostar de você e te indicar para outro trabalho. Essa pessoa pode ser o Diretor, o Assistente de direção, o produtor de casting ou até mesmo o outro ator com quem você irá contracenar. Mas para que isso aconteça, você terá que ter muita humildade e ser generoso, pois você terá que ter em mente que você foi filmar como elenco de apoio. Isso significa que você não terá previlégios. Não tem direito a carro de produção, o camarim é do elenco principal, talvez você tenha que almoçar separado do restante do elenco e o camarim de maquiagem e figurino vai ser todo mundo junto. Tem Ator também que aceita fazer figuração, e nesses casos, eu recomendo que não façam. Em 1o lugar, porquê ele não se sentirá à vontade. A produção trata mal a figuração. E Você vai se irritar e vai dizer 'Mas eu sou Ator!". A Produção irá responder : "Foda-se. Você está aqui como figurante". Somente vale a pena fazer figuração os estudantes de teatro que nunca viram um Set de filmagem. Aí vale a investida, para se entender o funcionamento da hierarquia e procedimentos de Set de filmagem. Hoje em dia, existem muitos estudantes de Cinema que convidam Atores para os seus projetos. Para esses casos, é bom o Ator estar muito certo de que irá querer participar. Quando o Ator já tem experiência, e ele já entende o passo a passo do Set, ele irá geralmente fazer algumas exigências para compensar a falta de estrutura do filme. Pedirá carro, alimentação, horas de trabalho. Quando o Ator nunca fez Cinema, vale a pena como experiência de Set, mas deixando claro que o que ele irá ver, não será um Set de filmagem profissional. Ou seja, as relações entre os departamentos tenderá a ser diferente, pois em curta de faculdade, todo mundo se ajuda. No Cinema profissional, isso não acontece. É cada um por si, tudo departamentalizado. O Diretor do curta também na maioria dos casos irá dirigir os Atores por instinto, sem metodologias. Assim, o Ator deve estar ciente de que provavelmente, ele mesmo irá se dirigir em cena, para evitar aborrecimentos. Para esses projetos sem grana, feito a toque de caixa, os Atores precisam prestar atenção na equipe e no conceito visual. Afinal, sua imagem irá circular por aí nem que seja na Internet. Fotografia ruim, direção de arte, figurino e maquiagem toscos, tendem a queimar filme de quem participa do Projeto. A não ser que a proposta é ser filme trash ou comédia tosca. O Ator que for convidado para um projeto, seja Cinema ou Tv, e ler o roteiro, precisa ter certeza de que aquele papel é para ele. Qualquer duvida quanto ao encaminhamento do Personagem ou de cena, precisa ser esclarecido antes de fechar contrato, para evitar problemas futuros. Se o Ator, ainda assim, não estiver à vontade, precisa ser honesto consigo mesmo e com a produção de que o papel não é para ele. Já trabalhei em vários projetos onde alguns atores decidiram não fazer, e durante a filmagem, eu pensei : "Ainda bem que fulano não aceitou fazer. Não era a cara dele". O Bom Personagem sempre irá em busca de seu Ator. E não o contrário. ARRAZA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário