Total de visualizações de página

sábado, 24 de maio de 2014

A cara de pau

Muitas vezes eu me pergunto como teria sido a minha vida profissional se eu não tivesse, desde o início, me jogado com coragem e determinação para vários desafios que surgiram na minha trajetória. Me lembro quando eu fui chamado para trabalhar em um Comercial gringo, na função de 1o Assistente de Direção. Isso tem mais de 10 anos. Era determinante que eu falasse inglês fluente, afinal, eu seria a ponte entre o Diretor americano e a produção brasileira. Eu nunca estudei em um curso de inglês, e o vocabulário que eu sabia era de inglês de escola 1o e 2o grau, e também de tanto ver filmes e ouvir músicas americanas. Eu poderia simplesmente ter dito pro produtor que me convidou: "Olha, agradeço pelo convite, mas meu inglês não é bom". Mas nós, que somos freelancers, somos meio filhos da puta e pelo menos eu, nunca disse não para um trabalho. Além do que a gente precisa pagar as contas, pois essa vida de autônomo é uma merda. Eu me desafiei nesse trabalho, claro que internamente eu tava com o c..na mão, mas fui forte e confiante. E como sou safo, me dei bem, mesmo com o desafio do Diretor de me testar o tempo todo. Esse foi um exemplo entre vários da minha vida profissional. Das mais recentes, foi a iniciativa que tive de bancar meus curtas, onde gastei uma baba, para poder provar a mim mesmo as minhas habilidades. Não se gasta uma fortuna em algo que você não acredita. O que quero dizer, é que, sim, se você acredita em você, se desafie e diga "Sim", mesmo que com um cagaço. Já vi atores se darem bem em filmes gringos sem falar um puto de inglês. Outros que disseram que sabiam dançar, aprenderam de uma hora pra outra e se deram bem. e por aí vão vários outros exemplos inesgotáveis. Mas cuidado: a cara de pau não é para todos. Tem gente que nasce com cara de isopor, de borracha, de papel. E aí, não adianta. Jamais diga "Sim" se você não acredita em você. Não tente embarcar em uma aventura onde a vontade e pegar um papel em um projeto fale mais alto do que a sua verdadeira habilidade. Em um filme que trabalhei, uma atriz ganhou um papel dizendo que sabia nadar. E o personagem dela era uma mulher que tinha, entre outras cenas, uma onde o barco onde ela estava virava numa tormenta e todos caiam no rio. Durante a filmagem, era tao real a a"atuação"do afogamento da atriz que somente depois de minutos, uma pessoa da equipe percebeu que ela estava afogando de verdade. Ela foi salva, mas poderia ter morrido. Isso porquê a ambição da atriz em pegar o papel e mentir em algo onde ela não tinha habilidade e nem se esforçou para administrar ( poderia ter aprendido a nadar durante a preparação do filme) quase lhe custou a vida. jamais subestime os seus limites. Somente o ultrapasse se se sentir 100% seguro e confiante. Arrrasa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário