Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mantendo o entusiasmo

A insana batalha pra sobreviver nessa Selva de Pedra nos faz desviar a atenção para situações que sugam nossas energias de forma cruel: Desemprego, contas a pagar, depressão, falta de estímulo, concorrência profissional, falta de tesão. Onde fica a Alegria de viver, dentro desse quadro tão caótico? A gente completa 2o grau, Faculdade, Mestrado, na esperança de sermos felizes profissionalmente. Mas como ser feliz, se sequer acertamos na profissão que escolhemos? Eu quando decidi fazer Cinema e viver desse ramo, não tive ninguém que me estimulasse e falasse: "V'ambora, essa profissão é a sua cara, você tem tudo a ver. Vou te ensinar algumas cosias, vou estimular você para que se motive a seguir adiante. Não desista nunca, pois nenhuma outra profissão se encaixará tão bem assim para você". Quem me conhece bem sabe que batalhei bastante para chegar aonde estou. Bati em mais de 50 portas de produtoras, recebi dezenas e dezenas de "Não", pelo simples fato de eu não fazer parte de nenhuma panela nem conhecer ninguém do Mercado. Estive sim, a um passo de desistir de tudo e voltar a estudar medicina, que era o grande prazer de meu pai. Mas dentro de mim eu era convicto de que Cinema era o que eu precisava fazer. Eu me alimentava de filmes, tinha que prosseguir nessa luta. E nesse caminho, como disse, não teve uma pessoa que me motivasse, pelo contrário, todos diziam o oposto: "Isso é profissão de aventureiro, não existe Cinema nesse país, você não vai conseguir sobreviver" (Lembrando que já sou um Senhor e peguei toda essa onda pós-Collor-Pós final de Embrafilme-quando o cinema nacional tava fudido e sem mercado). Mas a Alegria de viver sempre persistiu em mim. Eu sempre fui convicto de que somente vivemos uma vez. A chance de passar o resto da minha vida infeliz me surgia como um fantasma que me atordoava a todo tempo. E definitivamente, não me permiti a isso. Porquê eu mereço ser feliz. Eu mereço fazer aquilo que amo e que me motiva. Quando escrevo esses posts de Pensamentos do dia, e quando dou minhas aulas, é para estimular as pessoas que fazem uso delas. A melhor coisa da vida é ter alguém te cutucando o tempo todo, te provocando, Ter alguém que faça isso para você é fundamental. Eu não tive essa chance. Agarre todas as chances que você tiver em vida, de alguém querendo te apoiar. E se feche para aqueles que te criticam. Os que te apoiam não criticam, te fazem abrir os olhos para as suas fraquezas para que você se fortaleça e tenha forças suficiente para acreditar em você e no sue caminho. Nas Oficinas que dou, é impressionante a falta de tesão e de estímulo que os alunos têm no inicio. E mesmo fora das aulas, pessoas que esbarro todo os dias, na vida e no trabalho,é muita reclamação, muita falta de vontade de prosseguir e de se motivar. A verdade dói muitas vezes, e sabemos disso. Mas se você tem certeza do que quer construir para a sua trajetória, enfrente as dificuldades de peito armado. Quem não tem a Alegria de viver, dificilmente terá uma motivação para ser bem-sucedido. Busque o que lhe dá tesão. Mesmo que seja em outra área que não tem nada a ver com o que você quer. Pois talvez não seja isso o que você queira. Para para pensar. ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário