Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de maio de 2014

O personagem! O Personagem!

"Atuar é não atuar", de Al Pacino Tava hoje fazendo um Teste de elenco aqui em Montevideo, e numa das paredes do estúdio, vi um poster enorme de Al Pacino bem jovem, do filme "Um dia de cão", e abaixo, a frase que me chamou a atenção : "Atuar é não atuar". Exatamente esse pensamento que tenho me utilizado de um tempo pra cá. É uma verdade que para quem entende, faz todo o sentido. Nas minhas Oficinas, tenho feito os atores entenderem que pelo menos Eu, como espectador, quero ver o Personagem vivo, tendo vida própria. Não quero ver o Ator atuando. Não quero ver maneirismos, técnicas nem nada, porquê isso me tira do filme. Amo o naturalismo dos Irmãos Cineastas Dardenne. Fico louco quando vejo seus filmes. É isso que persigo. Personagens. Vidas. Mesmo em filmes onde os Personagens são um tom acima do naturalismo, como nos filmes dos irmãos Coen, eu consigo ver verdade ali. Cada Personagem é real, concreto, tem existência, tem Psique, tem trajetória. Eu acredito que cada um deles pode existir ali, numa esquina, me esperando. Se o Ator entende que ele vai ser José, Maria, João, e não o José interpretando o João, a Leticia interpretando a Vivian, ele vai ganhar bastante em verdade. O Ator tem que estar fora do Set. Quem entra é o Personagem. Jamais deve haver conflitos entre um e outro. E lembre-se, quem imita , como se dizia na infância, é "Macaco de imitação". Você Ator, é como Deus: Tem o Dom de criar vidas. Você está dando alma e energia. Já parou para pensar nisso? E para fechar o Pensamento: Ator é mesmo igual em todo lugar, independente da cultura local. No teste de elenco, tem os histriônicos, tem os teatrais, tem os novelescos, tem os que entendem a cena, tem os que não entendem a cena, têm os que ficam nervosos, têm os que ficam ansiosos, têm os que surtam com os personagens, tem os que matam o personagem. E finalmente, tem os que são o Personagem. ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário