Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de maio de 2014

A leitura Geral

Muita gente já ouviu falar, mas o que exatamente acontece numa Leitura geral de roteiro? A leitura de roteiro só é agendada pelo Assistente de Direção ou pela Produção de um filme ou série quando o Elenco principal estiver fechado. Até lá, não vale a pena marcar , pois sem os principais a leitura se esvaziará. Existem 2 tipos de leitura de roteiro: 1) Antes mesmo da produção do filme. O roteirista termina a versão que ele considera comerciável do roteiro. O produtor e o Diretor para terem certeza de que essa versão já pode ser trabalhada, convocam ou convidam atores, normalmente mais íntimos, para que leiam os personagens e rubricas. Essa leitura é feita de forma discreta, sem chamar atenção, uma vez que os atores que vão ler não têm compromisso algum com o filme, não quer dizer que eles farão os papéis. Mas, interessante notar, que dependendo do empenho do Ator e o seu entendimento do roteiro, ele surpreenda a todos e acabe ganhando o papel que ele leu. Isso acontece e já testemunhei vários casos de final feliz. 2) Quando o filme já está prestes a ser filmado, os atores já convidados pelo Diretor, que provavelmente ou fizeram teste de elenco ou foram chamados diretamente para trabalharem no filme. Assim, o Assistente de direção tem que coordenar a agenda pessoal de cada um dos atores para poder marcar essa data da leitura geral. O Assistente de direção sofre muito para poder Agendar essa Leitura, uma vez que precisa marcar no mínimo 12 atores, cada um com um compromisso de novela, Teatro, viagem, médico, etc. É tão difícil quanto fazer um Plano de filmagem. A Leitura tem a duração aproximada de normalmente 3 horas de duração. Entre a atividade social, que é ser apresentado e se apresentar para equipe e elenco, e a leitura do roteiro propriamente dito. O bom Assistente de direção é aquele que consegue coordenar essa Leitura sem muita bagunça, uma vez que todos os atores juntos sempre rola uma sala de bate-papo e muita fofoca, dispersando a intenção do encontro. Deixar claro a todos que ali, todo mundo está comprometido com o trabalho. Antes da leitura começar, apresentar um por um, dizendo o nome do personagem. Pedir para desligarem o celular. e obviamente, fazerem silêncio mesmo quando ele não está lendo. A leitura geral é sagrada e ali muitas decisões são tomadas, ate mesmo mudanças de roteiro, caso o Diretor e roteirista acharem que os diálogos ditos nas ocas dos atores não veio suave, verdadeiro ou está muito frágil. Após a leitura, podem vir questionamentos pessoas de cada ator, que deverá se encaminhar diretamente para o Diretor e tirar suas dúvidas. Para concluir, o Assistente de Direção muitas vezes aproveita para marcar a figurinista e costureira e também o Maquiador no final ou início da leitura, aproveitando que todos os atores estão ali reunidos para tirarem medidas e verem sua aparência. MAS O QUE REALMENTE É O MAIS IMPORTANTE DE TUDO ISSO, QUE O ATOR TEM QUE SABER: No dia da Leitura geral, estarão presentes os Chefes de Departamento. As pessoas responsáveis pela concepção visual e artística do filme. o Diretor, o Produtor, o Fotoógrafo, A figurinista, o Maquiador, o roteirista, o Assistente de direçao, a continuista. São pessoas que tomam decisões. Por isso, o Ator tem que se envolver 100% nesse evento. Me irrita quando você marca o Ator e ele diz : "olha, tenho que sair mais cedo porquê tenho médico". "Olha, só posso chegar tal hora porquê meu pilates acaba tal hora.". Ölha, preciso levar meu filho na escola e só posso chegar tal hora". Será que os atores não vêem a real importância da leitura? É necessário estar de corpo e alma ali presente! É na leitura geral que normalmente, os integrantes da equipe técnica verão os atores pela 1 vez. E para o Ator, é o seu 1o contato já como ator contratado com a produção do filme,principalmente o diretor. O Diretor somente irá ensaiar os atores depois dessa leitura. Então pensem, é como se fosse a colocação da pedra inaugural de uma obra. É o Start de tudo. É onde os personagens começarão a ser definidos e determinados, ganharão vida. Onde o Ator conhecerá os colegas de cena com quem contracenarão. E O QUE É MAIS IMPORTANTE AINDA: É saber ler! Canso de ver e ouvir atores lendo muito, muito, mas muito mal MESMO! É uma vergonha! Imaginem -se lendo em uma leitura de texto teatral, num teatro lotado? Na platéia, Fernanda Montenegro, Daniel Filho, Rubens Fonseca? Daí, o Ator começa a ler: gagueja, lê sem pausa, sem respiração, lê errado, lê sem vida, desanimado, sem ritmo, língua presa. É um desastre. Tenho verdadeiro pavor de gente que lê mal! Já aconteceu em um filme que eu trabalhei, que um Ator contratado foi mandado embora pelo Diretor após a leitura geral. O Diretor ficou mal impressionado com a leitura do Ator, e concluiu que ele jamais poderia fazer o personagem. E olha que o Ator já tinha assinado o contrato! Saber ler e compreender o que está sendo lido, é para mim, assim como saber escutar, mais importante do que Atuar. O Ator jamais poderá atuar se não sabe o que está lendo. Façam leitura diariamente, em casa, peguem um livro que gostem, leiam em voz alta, gravem, se escutem. estou lendo bem? Feito isso, a todos, boa leitura. ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário