Total de visualizações de página

domingo, 18 de maio de 2014

A decupagem

"Tenho que admitir, muito melhor do que cortar a cena em vários planos e editar", Ingrid Bergman, sobre o filme "Sob o signo de Capricórnio", de Hitchcock, sua 2a experiência com planos-sequências em um filme ( a 1a foi em "Festim diabólico"). Tenho certeza que nenhuma faculdade de Interpretação vai dar ao aluno qualquer explicação sobre o termo técnico Decupagem. Isso porquê boa parte das faculdades de interpretação, pelo menos aqui no Brasil, são voltadas para o palco de teatro. Para o Ator que quer ter experiência em Cinema e Tv, ele terá que procurar Cursos especializados em formação para a câmera. O termo Decupagem vem do francês "Decouper/Decoupage", ou seja, retalhar, desmembrar em pedaços. Em espanhol é "Desglose" e em inglês é "Breakdown". Decupagem é a forma como o Diretor e o Fotógrafo de um projeto audio-visual visualizam a cena de um roteiro. É passar da literatura para imagem em movimento. Todo mundo sabe que uma cena de um filme é composta por planos. Planos são "pedaços" de uma cena, e o conjunto delas obviamente constitui a cena em si, através da edição que as une. Cada Diretor vislumbra uma cena de um jeito. Como eu sempre digo, um Artista vê o mundo de seu jeito único. Eu posso fazer uma cena num único plano, outro Diretor pode fazer a mesma cena em 6 planos. É como você se relaciona com a cena, e como quer que o espectador se envolva com ela. Se você fizer a mesma decupagem de um outro Cineasta, pode acreditar, você e o outro Diretor foram preguiçosos e fizeram uma decupagem básica e óbvia de uma cena. Reinvente a cena da forma única como você vê o Mundo à sua volta. Cada um desses planos tem a sua lente o seu ângulo, a sua duração, o seu filtro. Cada plano precisa estar "vivo", para que pulse por conta própria. A junção dos planos irá provocar uma sensação de dinamismo que pode vir a ser de tensão, de lentidão, de velocidade, de reflexão. Cada lente usada, cada filtro usado, cada ângulo posicionado, dão o seu recado pro espectador. É assim que o Diretor quer ser interpretado. Canso de trabalhar com Atores que não fazem idéia do que significa esse termo. Não sabem se relacionar com câmeras, não entendem de lentes, a linguagem dos ângulos de câmera (plongée, contar-plongée, etc,) e o significado metafórico por trás disso tudo. Em novelas, o Ator e o Diretor tem a vantagem de ter 3 a 4 câmeras de uma só vez, o que facilita a execução de uma cena às vezes de uma única vez. Na maioria das vezes, o Ator nem percebe que cada uma dessas câmera possui uma lente, um ângulo distinto. Assim, grava de uma única vez, só repetindo às vezes quando o Diretor não gosta de alguma performance. Outras vezes o Diretor irá dizer ao câmera: "Agora fecha a zoom no rosto de fulano". No Cinema por conta de orçamento, a maioria dos filmes só possuem 1 câmera. Dessa forma, comparando com a televisão, teremos que repetir a mesma cena pelo menos umas 3 vezes, para suprir cada câmera a menos que não temos. Já fui assistente de direção de vários diretores de Tv que se aventuraram pela 1a vez no Cinema. Para quase todos eles, foi uma tortura compreender que a mesma cena, que na tv eles gravariam de uma única vez, no Cinema precisam repetir várias vezes. Da mesma forma, já trabalhei em filmes que convidamos atores famosos de tv, que se recusaram a fazer Cinema com o seguinte argumento: "Deus me livre de fazer Cinema. Repetir a mesma cena mil vezes e esperar horas sem fazer nada". Tem Atores que AMAM fazer cenas complexas e dramáticas em planos-sequência, pois assim podem dar tudo de si na cena, sem desmembrá-la. Chegam ao Diretor e sugerem que faça em plano-único. Ou às vezes, com 2 câmeras, para que uma cubra cada um dos atores evitando desgaste emocional e erros de continuidade. Quando a cena em si é enorme, com muitas páginas, é comum o diretor dividi-la em partes, para facilitar a memorização do Ator. De qualquer forma, tanto para Atores e Diretores, estudem a cena como se fosse realizada de uma única vez, para que entendam a energia da mesma, e de que forma essa energia pode ser revertida para o melhor de todos os envolvidos no projeto. ARRASA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário