Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Ator e a Pós-produção

A pós-produção é uma fase do projeto que envolve vários itens importantes: edição, edição de som, efeitos visuais (CGI), trilha sonora, dublagem, enfim, tudo o que será processado em um filme após o término de suas filmagens. Para o Ator, a sua relação com a pós-produção pode estar tanto durante a filmagem quanto após: Efeitos visuais é durante a filmagem. dublagem é após a filmagem. Mas o que significa Efeitos visuais? Hoje em dia, por conta de tantas cenas de efeitos especiais ( não confundir com efeitos mecânicos, como chuva, tiros, etc), o Ator já está mais do que acostumado em filmar com Croma azul, verde ou mesmo com o Backdrop ( painel gigante de croma, comum em grandes estúdios para se aplicar imagens de cidade). Efeitos visuais ou CGI ( Computer generated imagery/Imagem gerada por computador) compreende quase sempre uso de croma. É um tecido geralmente em cor azul ou verde, esticado em "quadrados" e iluminado. Existem várias questões técnicas para o Ator em relação a filmar com croma, por isso o Responsável pela finalização sempre estará no Set para tirar dúvidas para a Equipe e para o Ator. Nesse Croma se aplicara o que o Diretor quiser: cidades, monstros, universos espaciais, etc. Se o croma for verde, o Ator não poderá ter nenhum elemento verde em seu figurino, pois a junção desse verde com o verde do croma fará a roupa desaparecer. Em situações específicas ( o corpo do Ator tem que sumir), aí sim, ele vestirá uma roupa de croma verde para que seu corpo desapareça. Para quem já viu fotos de Still de sets de um filme como 'Star wars", já viu que o Ator contracena apenas com cromas. Não existem cenários é importante o Ator acreditar em tudo o que ele está fazendo ali no Estúdio, pois precisa imaginar que ali existe um planeta, um espaço sideral ou monstros que o atacam. Se ele não leva a sério, está fudido, pois somente verá um croma na sua frente. E como contracenar com um croma? A imaginação é uma ferramenta fundamental para o Ator entrar nessa "viagem"de pós-produção. Li uma vez uma entrevista de um Ator inglês, falando sobre atuar em palcos peças de Shakespeare e sobre estar em um Set de filmagem cercado de cromas. Ele disse que a verdade dele como Ator tem que estar presente em todas as situações. Ele acredita que vive em determinado planeta e lutando contra alienígenas, da mesma forma como contracena como Iago em 'Othelo". Ainda em CGI, para quem viu filmes como "Planeta dos macacos" ou "Senhor dos anéis", já viu que existem atores contratados para dar vida a animais ou seres fantásticos. É um processo muito específico e que exige muito da paciência do Ator. Afinal, seu corpo e reações deverão ser passados para um ser inexistente. A esse efeito chamamos de "Motion capture". Foi usado recentemente em uma novela, onde um ator teve seu rosto aplicado em um corpo de um surfista. Em relação a dublagem: Por conta do caos urbano, e da pressão do tempo, muitas vezes a filmagem precisa prosseguir, assimilando assim o barulho do trânsito, a gritaria de algum bloco de carnaval, etc. A solução dada na hora é para que o Ator duble sua cena na pós-produção, em algum estúdio. O som que será captado na hora de filmar será chamado pelo Técnico de som de " Som guia", que será a base para uma edição. O Ator e o editor usarão esse som guia para depois, captar o som puro de um estúdio. O Ator revisará a sua emoção no dia de filmagem e assim, poderá fazer esse registro sonoro sem correr o risco de dar a emoção errada. A dublagem aqui no Brasil ainda é vista pelos Diretores com maus-olhos, mas lá fora é muito comum e o espectador nem percebe. Afinal, ninguém espere ver uma cena de perseguição com tiros e o escambau ser somente captado no som direto, né? Continuarei esse tema em outro Post. ARRASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário