Total de visualizações de página

domingo, 4 de maio de 2014

o Dom não é para todos

Nesses meus 17 anos de profissão, na área de Cinema, Tv e comerciais, já vi muita, muita coisa. Tanta coisa, que eu poderia escrever uns 4 livros sobre bastidores, ensinamentos e experiência profissional. Erros e acertos meus e dos outros. Quando eu recebo um roteiro para ler, já tenho um feeling do que vai funcionar e do que não vai funcionar. E raramente erro nas minhas previsões. Antes de ser um profissional de Cinema, eu sou Cinéfilo. E como Cinéfilo, e amigo de tantos outros amantes do Cinema, acho que posso acreditar no que o povo vai gostar ou não. Em relação a trabalho Profissional, também já vi muita gente crescendo, e muita gente afundando. Profissionais que acharam que já estavam prontos para encarar um desafio, e que se fuderam. Ansiedade, pressa, orgulho, vaidade, falta de visão. Bastava uma pergunta sincera e objetiva: "Estou pronto?" Muita gente começou ontem, e já quer botar banca. Nossa, eu levei 8 anos para fazer meu primeiro trabalho de 1o assistente de Direção. Até então, eu quiz estar realmente certo de que eu poderia dar esse passo de 2o para 1o assistente! Sou perfeccionista, e realmente, tinha medo de fracassar. Sou orgulhoso, quero dar o melhor de mim. Tudo bem, sou humano, mas quero errar o mínimo possível. Em relação a Atores: não queira começar ontem, e já dizer que quer fazer Teste de elenco! Nesses meus 18 anos, devo ter conhecido cerca de 3 mil atores, direta ou indiretamente. Alguns conheci em testes, outros em videobooks, outros por fotos, outros através de peças de teatro, alguns convidados diretamente pelo Diretor ou produtor. Desses 3 mil, devo ter trabalhado com uns 1000. O que aconteceu com os outros 2000? Uma parte, continuo vendo na batalha diária, ralando o seu espaço no mercado. São batalhadores. Convictos de que nasceram para estar ali mesmo, no palco ou no Set de filmagem. A outra parte, bom, esses realmente, sumiram do Mapa. Evaporaram. Foram colocar seu sonho de criar fantasia e mundo da imaginação em mesas de escritório, cozinhas de restaurante, concurso públicos e afins, ou estão até hoje viajando mundo afora, em processo de auto-conhecimento. Você que é Ator, Tenha muita certeza de que é isso que vc quer fazer na vida. Tenha certeza de que você tem um Dom. Esse Dom, uma pequena parcela consegue ativar em si, através da liberdade, do sonho, da criatividade, da poesia. Se você não consegue: - enxergar côr aonde é preto e branco - enxergar sorrisos aonde tem tristeza - enxergar o olhar aonde tem cegueira - enxergar a dança aonde tem paralisia - Se locomover aonde é intransitável - Ouvir canção aonde tem bombardeios e tiros Então infelizmente, você não tem esse Dom. Ano passado, dei uma Oficina de interpretação no Festival de Cinema em Natal, a convite de uma produtora local, Keila Sena. Paralela à minha Oficina, tinha uma Oficina de Produção, ministrada pelo Produtor Fernando Zagallo. A sala do Zagallo ficava num corredor anexo. A minha Oficina foram 4 dias intensos de ensaios e exercícios. No 2o dia, no meio da aula, surgiu uma mulher. Ela abriu a porta, e ficou observando minha aula. Curioso, perguntei se ela procurava alguém. Ela me disse: "Desculpe, sou aluna do curso de Produção. Ontem eu ouvi uns gritos vindo de sua aula, e fiquei instigada a vir. Queria saber se posso ser ouvinte na sua aula de hoje". Imediatamente, abracei a causa dela, mas retruquei: " Ouvinte não. Você irá participar da aula". Ao final do dia, maravilhada e extasiada, a aluna me confessou: "Nunca fui atriz, nunca fiz curso de atuação. tenho 45 anos, trabalho com algo que não tem nada a ver. Mas nossa, foram os momentos mais felizes da minha vida, descobrir que posso dar vida a meus sentimentos. Renasci na sua aula, e quero participar todos os dias". A aluna largou então o curso de produção e fez minha oficina. Ela me agradeceu demais, disse que a auto-estima dela foi às alturas. O mais surpreendente, é que, mesmo sem nunca ter atuado, ela me surpreendeu, e se surpreendeu. Era melhor atriz do que muita gente que vi na vida, se gabando. Concluo que sim, ela tem o Dom. Ela sabe enxergar o mundo de outra forma. Ela tem o diferencial. Devemos, e precisamos, ser assim. Ter o Dom. Ter o Diferencial. Só assim seremos felizes com nossa escolha, e poderemos encher a boca de orgulho e dizer: Sim, eu estou pronto!". ARRAZA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário