Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Antecipação

"Eu creio que se você tiver algum talento para atuar, esse talento tem que ser a de Ouvir", Morgan Freeman Quando vejo atores atuando, quase sempre reparo naqueles momentos silenciosos, onde um encara o outro. Esse momento é muito especial para mim, pois é aonde os personagens se "conectam". É ali que eu acredito naquelas pessoas que estão vivenciando a história que eu resolvi escolher para assistir. Claro que os bons diálogos são essenciais, e Woody Allen está aí para provar isso. Mas os olhares, os pensamentos internos, a fala interior, isso sim me emociona. Sempre digo aos meus atores que é muito mais difícil dialogar com o olhar do que com palavras. Decorar texto é fácil, dizer o texto é fácil..qualquer estudante de interpretação pode fazer isso. Mas dizer esse mesmo texto com a verdade do personagem, isso só com muita experiência e entendimento do ator daquela "vida" que ele irá se sobrepôr. Se o Ator não entender qual emoção ele deverá colocar naquela frase, naquele olhar, naquele momento especial, a cena não ficará boa. Pois a cena quando é escrita pelo roteirista, ela é escrita para passar a verdade do personagem. E o Personagem não é um Ator atuando, é uma pessoa normal. Ele existe, é real. Para que haja um contato visual que surpreenda, é importante que os atores saibam escutar. Muitas vezes, em um diálogo, observo que enquanto um Ator dá seu texto, o outro fica mecanicamente aguardando a sua deixa para falar. Isso não pode acontecer. Enquanto um fala, o outro escuta e entende. É assim que sós somos. E o entendimento vem através de postura corporal, olhar, sorrisos, tristeza, etc. Escutar é interpretar. A gente está vivendo o momento que estamos escutando. Não é porquê um Ator leu o roteiro que irá saber o que irá acontecer com ele e com o outro Personagem. Isso não pode vir na mente do Ator. Ele terá que se preocupar em viver o momento do diálogo, pois ele não sabe o que a outra pessoa irá responder. O Ator jamais poderá antecipar o que irá acontecer a seguir. Por mais que ele saiba, por ter lido o roteiro, ele não pode em hipótese alguma ter isso em mente na hora de interpretar. Quantas vezes vi em uma cena de tiro um ator fechar os olhos antes de saber que o outro ator irá empunhar uma arma e dar um tiro? Quantas vezes vi um Ator reagir a uma porrada antes mesmo dessa situação se mostrar presente? A seguir, um trecho do filme "Caminho de casa", de Zhang Yimou. Um filme extraordinário, de poucos diálogos, onde acompanhamos uma história de amor quase toda através do olhar de seus protagonistas. Uma aula de Cinema. http://www.youtube.com/watch?v=xMEnOoAvxRs

Nenhum comentário:

Postar um comentário