Total de visualizações de página

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sobre Preparação de Elenco

Porquê eu resolvi fazer minhas Oficinas de Preparação de elenco? Para ajudar atores que não conseguem encontrar uma forma mais orgânica de achar a emoção certa para a cena. O que eu digo para os meus alunos: Existem atores que são pura técnica. O Diretor pede para que eles chorem, e eles choram. O Diretor pede que eles entrem num estado de fúria, e eles entram, Tudo em questão de segundos. Esses atores descobriram técnicas próprias que os fazer entrar no estado emocional do Personagem de uma forma simples e direta, sem necessidade de motivações ou preparação corporal. Por outro lado, existem muitos atores que encontram dificuldade de acessar esses "arquivos" sensoriais, e para tal, precisam ser estimulados. E não são apenas atores em início de carreira não. Muitos atores tarimbados contratam serviços de Preparador para ajudá-los na energia do Personagem. Não sou contra Preparação de elenco. Acho essencial que se contrate esse profissional, quando o Diretor não tem tempo ou quando ele humildemente encara isso como um grande obstáculo . Existem diretores que não sabem como pedir uma emoção ao Ator. E daí fica fácil entender porquê a maioria dos Cineastas apostam em atores famosos. Além do marketing, é uma forma mais certeira de se pegar um profissional que bem ou mal, saberá como atuar em cena, mesmo sem muito direcionamento. Mas tenho certeza, todo Ator quer ser Dirigido. Muitos se sentem inseguros em cena, e precisam da batuta do Maestro/Cineasta para guiá-los. Nos mais de 60 longas e algumas novelas e seriados que fiz, foi mais do que evidente que, quando houve trabalho de Preparação de Ator, o projeto rendeu muito mais. Em termos de performances e de agilidade no Set. O Ator já entrava no set sabendo suas intenções, o que evita a perda de tempo de se explicar a cena em si. Mas atenção: Quando eu digo que acho super válida a Preparação do Ator, obviamente, que, se vier essa preparação do próprio Diretor, será muito mais proveitosa. Já trabalhei com Preparador em filmes que diziam uma coisa para o Ator durante os ensaios, e depois, o Diretor mudava tudo, dizendo que não era nada daquilo. Por isso que eu digo que entender o Roteiro e a cena a ser trabalhada é fundamental. Todos temos que entender a mesma cena. Ela não pode ser diferente para as pessoas que estão participando dela. As motivações dos personagens podem ser distintas, claro, mas a cena, o foco, continua o mesmo. Preparação e Ensaio são duas coisas diferentes. Na preparação, busca-se a interação entre os atores com o Diretor. Busca-se emoção, intensidade, trabalho de corpo e voz, a busca da entrega nas cenas, não necessariamente trabalhando em cima do roteiro. Busca-se o Improviso e a espontaneidade. Aqui o Ator brinca, se joga, aposta, investe, sem medo de errar. No ensaio, o trabalho é conduzido pelo Diretor, em cima do roteiro, trabalhando intenções, motivações, entendimento da cena e suas marcações. Acho curioso que os Atores de Sao Paulo são mais abertos ao trabalho de Preparação do que os Atores do Rio, que vêem esse profissional com muita desconfiança e desdém. Eu aprendi muita coisa boa com os Diretores com quem trabalhei. Resolvi estudar um pouco mais, fiz Workshops com profissionais do ramo (entre eles, Fatima Toledo) e descobri que trabalhar com Ator que se compromete com o Projeto é uma grande delicia, um grande Prazer. ARRAZA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário