Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

As ferramentas de trabalho

O Carpinteiro trabalha com martelo, pregos, serra. O médico tem seus instrumentos cirúrgicos e de exames. O fotógrafo, a sua câmera, view finder, fotômetro. E o Ator? Que ferramentas ele se utiliza para poder desenvolver melhor o seu trabalho? Seu corpo, sua voz, sua emoção abstrata. Externamente, temos também o figurino e a maquiagem, que ajudam a compôr o Personagem. Mas o Figurino e a Maquiagem independem do trabalho do Ator. São artifícios de imagem e que auxiliam a visualizar o trabalho de composição do Ator. A voz, o corpo e a emoção, sendo partes integrantes do Ator, precisam ser aperfeiçoadas. As ferramentas de um médico precisam ser esterilizadas. A faca do açougueiro precisa ser amolada. A voz precisa ser trabalhada. O Ator tem que encontrar o seu registro vocal. Pesquisar sotaques e idiomas de seu Personagem. Encorpar ou afinar. Manter a voz sempre equilibrada, segura, com dicção, confiante, então, é uma obrigação. Tem Ator que não sabe usar a voz, e fica rouco em 5 minutos. Sem treino e técnica, nada funciona. O corpo é a mesma coisa. Precisa ser cuidado. Pois é através dele que você se expressa. Você precisa alimentá-lo direito, cuidar dos músculos, ossos, articulações, através de exercícios e alongamentos. Oxigenar o cérebro para estar sempre saudável e consciente. Treinar respiração. Corpo mal cuidado não acompanha o ritmo de uma filmagem. E nem o Ator irá estar satisfeito consigo mesmo. Quanto à emoções abstratas, somente o Ator entendendo esses sentimentos, como eles entram na sua mente, no seu corpo, desenvolvendo a energia certa, ele se entregará corretamente ao personagem. Para isso, é fundamental o entendimento da cena que ele irá fazer. O que significa, literalmente , a cena? Sobre o que ela fala? Qual a motivação do meu Personagem? Qual o nível de energia que eu devo desenvolver para a cena? Mais, menos? O que me fará dosar essa energia? Porquê eu estou triste? Ou alegre? Ou depressivo? Como meu corpo reage a esses sentimentos? Isso interfere no meu modo de andar, vestir, olhar, respirar? São muitas questões que devem ser trabalhadas e respondidas internamente. Mas o mais importante, é ATUAR sem precisar ficar pensando nisso durante a performance. Tem que vir espontaneamente, entendendo o Personagem que você está fazendo, virá organicamente. ARRAZA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário