Total de visualizações de página

sábado, 18 de janeiro de 2014

Não minimize seu trabalho

É muito curioso como nessa profissão do Entretenimento, as pessoas costumam minimizar o trabalho que estão fazendo. Técnicos e artistas desvalorizando o trabalho que fazem, às vezes pelo tamanho do projeto, pela pouca grana, pelas pessoas envolvidas ou pela falta de ambição do mesmo. Muitas vezes nem gostam de comentar com os amigos, temendo que não sejam levados a sério, ou envergonhados, como se tivessem fazendo algo errado ou criminoso. Conheço vários Atores que, por falta de mercado, se envolvem em outras áreas, somente para poder estar próximo à Arte, ao teatro, ao cinema. Fazem Produção, escrevem roteiro, fazem coach de outros atores, stand ins, marcam luz. Até mesmo figuração, para poder pagar suas contas. Alguns me confidenciam a dôr de cotovelo que sofrem, por estarem "auxiliando" outros atores, e na verdade, gostariam de estar ali no lugar deles. Não é fácil, numa área onde trabalhamos com egos e administramos humores bipolares, conseguir segurar essa onda da humildade. Parabenizo os que conseguem e entendem que um bom trabalho é feito em conjunto: os que estão na frente da câmera e os que estão atrás da câmera. O Glamour pode ser que venha apenas para quem coloca sua cara na lente, mas a satisfação do dever cumprido, para quem é generoso, é indescritível. Eu como assistente de direção, faço parte da "turma da cozinha", que é um jargão usado pelos técnicos para dizer que somos integrantes de uma parte da Equipe que não faz parte do Glamour nos eventos promocionais de um filme. O espectador não sabe da nossa existência. Mas para mim, quando vejo o filme, e vejo meus figurantes marcados em cena, o set bem controlado, a história fluindo bonita, aquele diálogo que ajudei a conceber...tudo isso me deixa muito feliz. Da mesma forma penso que os coachs, os stand ins, os dublês de corpo, todos devem estar muito felizes quando cumprem seu papel de ajudar o Ator a desempenhar o melhor possível o seu Personagem. Dia desses, eu estava conversando com um Ator o que ele estava fazendo no momento. Resposta: "Ah, tô fazendo uma pecinha de uma galera jovem da CAL". Bom, eu respondi: "Se você me disser que está fazendo uma pecinha de uma galera jovem da CAL, desdenhando dessa forma que você está me falando, eu jamais verei essa peça. Agora, se você se encher de orgulho, e disser que está fazendo uma peça com uma equipe muito motivada em fazer um puta trabalho, pode ter certeza, estarei na 1a fila.". Outro Ator com quem conversei, falava com tanta vergonha que estava fazendo um projeto evangélico na Record, que eu quase perguntei porquê ele aceitou fazer, pois ninguém é obrigado a aceitar nada. Muito feio, eu disse para ele, o pensamento dele em esconder o seu trabalho. É o que sempre digo: Valorize o trabalho que você está fazendo. Se aceitou fazer, faça pra valer. tenha ORGULHO do que você está fazendo. Vai fazer toda a diferença, pode ter certeza. Não interessa se é uma peça infantil, um filme com Xuxa, um espetáculo sem dinheiro apresentado na rua: faça tudo 100% entregue. O espectador estará lá presente, ele ficará muito feliz. Lembre-se que pessoas saíram de suas casas para ver você se apresentar. Respeite isso. Recompense o seu público com uma apresentação que seja linda, memorável, e que o faça voltar mais vezes, recomendar. E a gente sabe que nós fazemos tudo isso para a platéia. Queremos aplausos e elogios. Para isso botamos nossa cara a tapa. ARRAZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário