Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dia do Teste parte 2

No artigo anterior comentei sobre a importância da Disciplina e da Pontualidade do Ator no dia do Teste de Elenco. Complementando: É muito importante estar bem alimentado no Dia do teste. Já presenciei atores que na frente da câmera estavam tremendo, e isso fica muito visível na tela do monitor. Os lábios, as mãos, qualquer tremeliquezinho já é um sinal de derrota. O 1o pensamento do Diretor é que o Ator está nervoso. E nenhum Diretor quer atores nervosos e que ficam tremendo e gaguejando. Se no dia do Teste estão assim, imagina no dia da filmagem, com 100 pessoas da Equipe em volta, refletores, correria, stress, etc? Perguntei para alguns desses Atores ( alguns até eu conhecia e me surpreendi) , porquê estavam nervosos, e a resposta foi: "Não tive tempo de tomar café da manhã, acordei atrasado, vim correndo. A pressão abaixou, na frente da câmera misturou fome e tensão e fiquei com sensação de querer desmaiar". Não é impressionante como as pessoas perdem uma grande oportunidade por falta de planejamento e disciplina? Outro ponto: estejam sempre com o texto em dia, memorizado. Se alguma palavra estiver escapando, troquem por outra que tenha o mesmo sentido. Nenhum diretor vai ficar enchendo o saco porquê você falou uma palavra diferente. O que eles estão avaliando é se você entendeu a cena e o Personagem. Daí, dependendo, improvisar um pouco pode ser uma boa, mas sem exageros. O Ator que não saber que cena ele está fazendo, porquê apenas decorou mas sem saber o que ela significa, com certeza fará o teste mecanicamente, frio, sem emoção. E se errar alguma palavra, irá gaguejar. E se gaguejar, fudeu. Já está fora. Evitem tiques na hora de sua performance. Alguns atores ficam com lábios secos, e ficam lambendo os lábios com a língua durante a cena, para molhá-los. É feio, e tira a atenção da atuação. Beba sempre um copo d'água antes de entrar no Estúdio. O que fazer com as mãos? Caraca, impressionante como tem Ator que na cena, enfiam as mãos nos bolsos da calça. Fica evidente que eles não estão à vontade e não sabem o que fazer com elas. Outros exageram, gesticulam demais, e isso também é péssimo, chama atenção desnecessariamente. Parem e pensem em vocês mesmos: o que eu faço com as mãos numa situação realista? Já pararam para pensar nisso? Na dúvida, façam como vocês mesmos fariam na vida real. Tenho certeza que ninguém coloca as mãos dentro dos bolos da calça. Escutar, para quem vai fazer cena em dupla, é fundamental. A sua interpretação não é apenas quando você dá as suas falas. Ela está também, na hora que você escuta o outro falar. O seu olhar é fundamental, ele irá reagir de acordo com o que o outro fala. Usar olhares, expressões faciais, fazer cena muda, é muito mais difícil do que fazer cena falada. Treinem em casa, decorem um texto e mentalizem ele de frente ao espelho sem ditar o texto, dite ele mentalmente. E treine também com alguém, para você aprender a escutar e a interpretar quando ouve. Os tempos, a respiração, a compreensão, tudo isso é muito importante. ( Continua) ARRAZA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário