Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Sabendo ouvir críticas

O ser humano é muito Orgulhoso. Gosta de se achar belo, Inteligente, Astuto, independente, jovial, o Fodão. Até que alguém faça uma crítica negativa sobre algo que ele produziu. Daí seu Mundo desmorona. Tudo aquilo que ele durante meses de execução criativa e artística, que todo mundo achava o máximo ( todo mundo, diga-se de passagem, os puxa-sacos) , amava, elogiava, vai por água abaixo, muito por conta de um único comentário. Alguns artistas reagem bem, mas a maioria reage muito mal a uma crítica. Saber dosar o texto jornalístico, entender o que se fala, o que se critica, o que se elogia, o que se deprecia, não é uma tarefa fácil. Muitas vezes achamos que o jornalista foi injusto ou não soube interpretar a obra em questão. Eu sou um Artista, Trabalho com outros Diretores, dirijo meus projetos, escrevo meus roteiros, dirijo Atores. Quando escrevo algo, costumo enviar para amigos de confiança para que façam comentários. Mas eu prezo as críticas verdadeiras, que falam direto do coração e que, como amigos, sabem que me ajudarão. Não suporto puxa-sacos que só sabem elogiar, mesmo encontrando defeitos. Prefiro os comentários que apontam falhas pois apenas assim, saberei aonde poderei corrigir. Escrever bons argumentos não é para qualquer um. Muita gente vai nos monossílabos, se restringindo a "Gostei" ou "Não gostei". Nas minhas Oficinas estimulo os alunos a escreverem resenhas de filmes que viram, peças de teatro, etc. Somente quando você argumenta, você estará apto a fazer comentários críticos de verdade. Um dia desses, em uma de minhas aulas, fiz um comentário construtivo para um aluno, anunciando para ele as suas fraquezas, mas na intenção de fazê-lo entender que somente assim ele poderá reconhecer seus pontos fracos e se motivar para melhorar. Mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que o aluno resolveu não mais voltar à Oficina. Argumento dele: eu não deveria ter dito o ponto fraco. Mais: Ele disse que a pessoa não precisa botar para fora os seus sentimentos sobre algo, guardando para si. Eu não sei se dava na cara dele ou se dava um grito por tamanha falta de bom senso. Não estou dizendo que devemos nos ater a todas as críticas que formos ler sobre o nosso trabalho. Claro, em algumas dessas críticas existe o ódio, existe a estupidez e a arrogância de quem não entende do assunto. ( Vou dar um exemplo da área musical: li uma vez uma crítica de um Cd novo da Madonna. Chamaram para fazer a crítica um jornalista que notadamente, odiava a Madonna. Qual o sentido de chamar alguém assim para fazer a crítica? Não digo que deveria elogiar, mas pelo menos chamar alguém neutro para dar a sua opinião). Eu tive sorte que meu curta "Pietro" só recebeu elogios. Mas na vida profissional já recebi críticas ao meu trabalho e podem ter certeza, melhorei muito após ter ouvido elas. Deixei minha vaidade de lado e fui em busca de perfeição. Esse dia pode ser que nunca chegue, mas a motivação para busca-la, isso carregarei sempre comigo. ARARZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário