Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Problemas, deixe do lado de fora do Set

Fazer Cinema e Tv é complicado demais. Nós, da Equipe técnica, já sofremos com problemas o suficiente para lotar salas de psicólogos por um ano inteiro. Tudo é um problema. Por conta geralmente de orçamentos apertados, temos que nos virar nos trinta para fazer tudo funcionar a contento da Produção e principalmente, Direção do projeto. Claro que a nossa felicidade é fazer todos felizes e cumprir prazos e orçamentos. Mas quando você acha que está tudo resolvido, chega o dia de filmagem, e o Ator vem com um baita problema para você resolver. Esses problemas são os mais variados possíveis. E se não resolvidos, podem atrapalhar a sua filmagem e seu cronograma. E lá vamos nós, habilmente e diplomaticamente, tentar solucionar mais um pepino de última hora. Já tive casos de atrizes que não quiseram filmar, porquê na véspera brigaram com seus namorados. Sentadas na cadeira de maquiagem no camarim, elas choravam e falavam desesperadas com os namorados pelo celular. E eu, como assistente de direção, tentando fazer contato visual tipo: "Olha, você tem que se maquiar, porquê a filmagem está atrasada e não há a mínima chance de adiar essa filmagem". E isso é você que tem que falar, porquê o Diretor não vai querer se indispor com o Ator. E o Produtor normalmente não está no Set. O Assistente de Direção é meio um terapeuta do elenco. É necessária muita paciência e claro, um saco enorme, para poder segurar a onda. "Quero pó, se não nem saio do quarto!". E isso foi dito por um ator alemão, num filme que filmei em Manaus, para mim! Olha que loucura! "Tô de TPM". "Tô com problema com meus filhos". Tô com problema com a minha babá". Não paguei meu IPTU, meu IPVA". O camarim do outro Ator é melhor que o meu! E quando o Ator não quer dividir carro com outro? E quando ele reclama da comida do catering? E quando o azeite não é da marca que ele gosta? Gente,é só reclamação o dia todo. Eu tenho vontade de dizer aos atores que foquem sua energia nas cenas que ele irá filmar, no texto que precisa decorar. Porquê Set de filmagem é Sagrado. Dentro do SET é o Personagem, e o PERSONAGEM tem problemas que o roteiro impõe para ele. Fora do Set é o Ator, e o Ator tem que deixar seus problema longe da gravação, para não se contaminar, e não contaminar os outros que estão focados em seu trabalho. Já pensou que as pessoas podem te achar, como diz o Artur Xexeo, "ö Mala do ano". Ou melhor, "O mala do Set"? Não é um título que deva ser comemorado, não é mesmo?? ARRAZA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário