Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Reaprenda a ler em Voz alta

É impressionante e alarmante a quantidade de Atores que não sabem ler e pior, ler em voz alta. Em quem botamos a culpa? Na tecnologia? Computador substituindo um livro? A rotina estressante do dia a dia, que não deixa meia hora disponível para a leitura? Na falta de interesse das pessoas? Na falta de qualidade dos livros? Nos filmes que trabalho, na Leitura de roteiro com o elenco, observo que muitos atores lêem sem pausa, lêem as palavras erradas, sem emoção, sem brilho, sem pontuação. daí fico imaginando: "Gente, se esse Ator for convidado para um Ciclo de leituras, tá fudido! Vai pagar o maior mico". E não é brincadeira não, até criança de 10 anos lê melhor! Nas minhas Oficinas, obrigo os Atores a lerem como se deve ler: com pausa, dando pontuação, respiração, entendendo o que estão lendo. Faço uma simulação com eles: "Imaginem que vocês estão numa Sala de Cinema. Cada vez que um Ator tropeçar na palavra, gaguejar, ler errado, pontuar errado, a luz da sala de Cinema se acende. E toda vez que a sala se acende, eu saio do filme. Até eu me reconectar ao filme, leva tempo." Ou seja: Pratique a leitura em Voz alta! É um hábito antigo, eu sei, mas essencial para qualquer Ator. Pegue um livro, leia em voz alta em frente ao espelho, grave! Escute! estou lendo direito? Como você quer atuar através de palavras, se você nem ao menos sabe falar? Ou entender o que está falando? Tem Atores que lêem um texto mecanicamente, sem entender o que estão lendo. Ao final da leitura, pergunto: "Me diga agora o que você acabou de ler." A maioria não sabe responder. É assim: atuar mecanicamente, dando o texto, mas sem saber o que você está falando, é a receita para uma performance sem Emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário